app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5888
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA24122024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/12/2024 - Matéria atualizada em 24/12/2024 às 04h00

Aviação

O mercado doméstico de aviação registrou um crescimento de 6% na comparação com o ano passado, superando 8 milhões de passageiros. Esse desempenho consolida o período como o segundo melhor para o setor desde o início da série histórica, ficando atrás apenas dos números alcançados em novembro de 2019.

Pesca

O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou portaria que institui o Programa Nacional de Regularização de Embarcação de Pesca (Propesc). O Programa irá facilitar a regularização e atualização de informações das embarcações de pesca registradas no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SisRGP).

Rural

O Desenrola Rural vai lançar um plano de repactuação das dívidas dos pequenos agricultores e também a permissão para que eles saiam do score negativo dos bancos. Criado para regularizar as dívidas e facilitar o acesso ao crédito, o Desenrola Rural deve ser lançado em 2025 e vai oferecer descontos de até 85% para agricultores familiares.

Arrecadação

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) recuperou R$ 49,2 bilhões em créditos tributários e não tributários até o mês de outubro de 2024. A soma representa um crescimento expressivo de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a PGFN havia recuperado R$ 38,2 bilhões. O resultado de 2024 é o maior já aferido e representa um marco de arrecadação para a PGFN.

Nota 1

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reafirmou o compromisso do governo federal em cumprir o marco fiscal estabelecido. Ele destacou que este é um contrato entre o governo, a sociedade e os atores econômicos, e que a administração fará o necessário para atingir as metas fiscais.

Nota 2

Padilha enfatizou a importância do diálogo com o mercado financeiro para promover um ambiente econômico mais racional e menos sujeito a estresses nos ativos financeiros. Ele mencionou que é papel de todos, incluindo governo, Congresso e atores econômicos, superar a “bolha do estresse” e buscar a racionalidade nas discussões econômicas.

Trigo mais caro

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) afirmou nessa segunda-feira (23) que a alta do dólar eleva custos nas importações, indicando que o aumento do preço da farinha “será inevitável”. “O significativo aumento da cotação do dólar segue impactando diretamente a indústria moageira nacional”, afirmou a Abitrigo em nota.

Impacto

Segundo o presidente-executivo da Abitrigo, embaixador Rubens Barbosa, esse movimento de alta no câmbio “teve e continuará tendo impacto no preço do trigo e da farinha”. A associação não indicou qualquer percentual de aumento.

Pagamento

O Ministério da Previdência Social divulgou, nesta segunda-feira (23), o calendário de pagamento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os segurados podem conferir a data em que receberão o pagamento os benefícios em 2025.

Mais matérias
desta edição