app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5888
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA25122024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/12/2024 - Matéria atualizada em 25/12/2024 às 04h00

Ano ruim

Cerca de metade dos brasileiros (53%) diz acreditar que o ano de 2024 foi ruim para si e suas famílias, e 64% também avaliaram o período como ruim para o país. É o que mostra um levantamento do Instituto Ipsos realizado em 33 países. 

Futuro

A média brasileira está alinhada à global, de 51% e 64% em cada pergunta, respectivamente. Por outro lado, o brasileiro parece estar otimista com o futuro: 79% dos entrevistados afirmam acreditar que 2025 será um ano mais promissor. Neste quesito, o índice nacional supera a média global de 71%. 

Margem de erro

O levantamento, realizado entre 25 de outubro e 8 de novembro, ouviu 23.721 pessoas, das quais mil eram brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Economia

A sondagem também reuniu questões sobre perspectivas econômicas. Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros afirmam que os preços de produtos e serviços vão aumentar mais do que a renda das pessoas. Além disso, 67% disseram acreditar que a inflação será mais alta no próximo ano.

Desemprego

A taxa de desemprego deve permanecer em 2025 em um patamar considerado baixo para a série histórica no Brasil, mesmo com a desaceleração prevista para o PIB (Produto Interno Bruto), apontam economistas consultados pela Folha. Segundo eles, a alta do PIB tende a ficar em um nível próximo a 2% no acumulado do ano que vem, após crescimento acima de 3% em 2024.

Impacto

A expectativa para 2025 leva em conta o potencial impacto do aumento da taxa de juros, que desafia o consumo e setores como os serviços e a indústria. Outro fator que tende a frear o PIB, dizem os analistas, é o menor espaço fiscal para as medidas do governo federal de estímulo à atividade econômica.

Desocupação

Isso, contudo, não é visto por ora como suficiente para provocar um avanço substancial do desemprego. Os economistas afirmam que a desocupação tende a fechar o quarto trimestre de 2025 ainda perto de 6%.

Marcados

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (24) que o Brasil alcançou a marca de 300 novos mercados internacionais abertos para produtos agropecuários em menos de dois anos. "Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro", disse o ministro, em nota, destacando o impacto na geração de emprego e oportunidades na cadeia produtiva.

Balanço

O balanço divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostra que foram 222 aberturas de mercado somente em 2024, com 62 novos destinos incorporados à pauta exportadora desde janeiro de 2023. A estratégia incluiu a expansão da rede de representantes no exterior, que ganhou 11 novos postos de adidos agrícolas, chegando a 40 profissionais.

Restituição

A Receita Federal abriu na segunda-feira, 23, a consulta ao 3º e último lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. O pagamento deste lote será feito a 144.225 contribuintes em 30 de dezembro. O crédito bancário é no valor total de R$ 448. milhões. 

Residuais

Os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração. 

Consulta

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Mais matérias
desta edição