Imposto de Renda
Declaração do IR 2025 começa neste mês; Receita divulgará regras

IR
A entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa neste mês. A Receita Federal ainda não confirmou a data específica, mas, com base no cronograma do ano passado, estima-se que o prazo fique entre 17 de março e 31 de maio. As regras atualizadas e o calendário oficial serão divulgados.
Emprego
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou que a agropecuária nacional gerou 35.754 novos postos de trabalho formais no primeiro mês do ano, resultado superior à média histórica dos últimos 20 anos, de 14.608 vagas.
Atividades
As atividades que mais contribuíram para a criação de novas vagas de trabalho em janeiro foram cultivo de soja (11.746), maçã (9.918), serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita (3.299), uva (3.067) e produção de sementes certificadas, exceto de forrageiras para pasto (1.107).
Exportação
Desde sábado, 1º, vigora a autocertificação de origem para empresas brasileiras que exportam para a Argentina, Paraguai e Uruguai. A medida permite que a própria empresa exportadora emita a Declaração de Origem sem precisar de intermediários. A autocertificação desburocratiza processos e deve gerar economia aos exportadores brasileiros.
Incentivo
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar aprovou novidades para o Crédito Fundiário durante a reunião do Colegiado do Fundo de Terras e Reforma Agrária: a elaboração de projetos que adotarem medidas especiais receberão um adicional. O objetivo é incentivar a agroecologia na aquisição de novas terras para as famílias rurais, além da adoção de outras medidas que agilizam e incrementam os projetos, aumentando a produção de alimentos e outros produtos da agricultura familiar de forma sustentável e que contribua para a transição ecológica.
Ovos
O Ministério da Agricultura e Pecuária revogou a obrigatoriedade de identificação individual, por meio de carimbo, de ovos destinados ao consumo direto. A norma determinava que cada ovo comercializado trouxesse informações como a data de validade e número de registro do estabelecimento produtor.
Cooperativas
As cooperativas produtivas de trabalhadores podem acessar o crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do BNB. Os recursos são direcionados à aquisição de equipamentos, estrutura da organização, capacitação de cooperados e capital de giro. Os prazos oferecidos na linha podem chegar a 20 anos, sendo até quatro deles de carência, a depender da finalidade financiada.
Linhas
Além do FNE Coopera, lançado em janeiro, as cooperativas da agricultura familiar têm como opções de financiamento as linhas Pronaf Agroindústria e Pronaf Industrialização. As cooperativas apoiadas pelo Banco do Nordeste são as que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal.