Cooperativismo
Unicafes Alagoas avança com ações do Programa PecSol

PecSol
A Unicafes Alagoas finalizou mais uma semana de atividades do Programa PECSOL, com importantes avanços nas cooperativas COOPCAM, COOPAIBA e COOBAPI – visitadas na quinta-feira (10) e sexta-feira (11). As visitas técnicas tiveram como foco a implantação de soluções práticas nas áreas de gestão, liderança, organização e comercialização, fortalecendo ainda mais as bases do cooperativismo solidário no estado.
Potencializando
O objetivo do programa é potencializar o desempenho das cooperativas da agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda, a autonomia das famílias agricultoras e o fortalecimento da economia local. “As soluções que estamos implantando são pensadas de forma integrada, respeitando a realidade de cada território”, destacou Silvano Nascimento, secretário de Formação.
Inaugurando
O Governo de Alagoas, por meio da SEDICS, inaugura no próximo dia 16 de abril, às 16h, mais uma unidade do Armazém Alagoas + Cooperativa, desta vez no Partage Shopping Arapiraca. A iniciativa conta com a parceria da Unicafes Alagoas e tem como objetivo ampliar a presença dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária no mercado alagoano.
Oportunidade
“O Alagoas + Cooperativa cumpre um papel fundamental ao aproximar o campo da cidade, gerando oportunidades reais de comercialização para os produtos da agricultura familiar, com reconhecimento do seu valor cultural, social e econômico”, destaca o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.
Preços
O Procon Maceió visitou 17 estabelecimentos em diversos pontos da capital alagoana para levantar os preços de ovos de Páscoa e chocolates em geral, além de pescados, vinhos e outros itens típicos da Semana Santa. Os fiscais avaliaram produtos iguais, destacando os preços em cada loja e a variação de valores.
Variações
Entre as variações de preços registradas, o Procon Maceió destaca os ovos de Páscoa, que podem ser encontrados de R$ 41,85 até R$ 449,90, a depender da marca e do produto. A pesquisa também incluiu barras de chocolate, a partir de R$ 5,99, e caixas de bombons, a partir de R$ 11,49.
Pesquisa
As lojas especializadas em chocolate também foram visitadas, com opções a partir de R$ 17,90 (30g). O Procon Maceió orienta que o consumidor pesquise antes de comprar os produtos da Semana Santa e da Páscoa.
Alimentos
A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou para 0,56% em março, após alta de 1,31% em fevereiro, segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (11/4). Esse foi o maior IPCA para o mês de março desde 2003 (0,71%).
Aumento
O grupo Alimentação e Bebidas, que subiu 1,17%, foi responsável pelo maior impacto (0,25 p.p.) no índice do mês, respondendo por cerca de 45% do IPCA de março. A variação representa uma aceleração da inflação no segmento, comparada aos 0,70% de fevereiro.
Alta
A alimentação no domicílio registrou alta de 1,31% no mês passado. Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%). No lado das quedas, destacam-se o óleo de soja (-1,99%), o arroz (-1,81%) e as carnes (-1,60%).
Empreendedores
Negócios disruptivos, artesanais, gastronômicos e até de bem-estar íntimo serão apresentados no próximo dia 15, em Maceió, na terceira edição da mostra “Empreendedores que Aceleram”, realizada pela N3 Coworking.
Acelera
Este ano, 19 negócios serão apresentados ao público, todos preparados para conquistar espaço no mercado local e nacional. O evento de lançamento faz parte do programa de empreendedores N3 Acelera, desenvolvido pelo coworking desde 2022, e será realizado no dia 15, a partir das 18h30, no cinema CineSystem, no Parque Shopping Maceió.
Entrada
Com entrada gratuita e direito a pipoca e refrigerante, a sessão especial é aberta a todos que desejarem conhecer novidades, se inspirar ou investir em um dos negócios acelerados.
IPCA
Com a divulgação do IPCA, a inflação dos alimentos voltou ao centro das atenções — com destaque para os ovos comerciais, que vêm registrando altas expressivas desde o início do ano.
Aumento
Em março, o produto teve aumento de 13,13%, segundo o IBGE, impulsionado principalmente pela oferta limitada no mercado interno e pela demanda sazonal da Quaresma, período em que o consumo costuma crescer. No acumulado do ano, a alta já chega a 31,70%.