Economia solidária
Agricultura familiar chega ao shopping com nova loja cooperativista

Nova loja
O cooperativismo alagoano conquistou, na quarta-feira (16), um importante espaço para exposição e comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Foi inaugurada, no Partage Shopping, em Arapiraca, a segunda unidade da loja Alagoas + Cooperativa, a primeira em um shopping center no estado.
Diversidade
A loja reúne uma diversidade de itens produzidos por cerca de 30 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, com destaque para produtos alimentícios como bebidas artesanais, doces, derivados do coco, arroz, leite em pó, pimentas, molhos, sucos concentrados, pães e panificados, além de peças de artesanato e itens da cultura popular.
Compromisso
Parte significativa dessas cooperativas são filiadas à Unicafes Alagoas, reforçando o compromisso da entidade no fortalecimento do setor. “Através desse novo momento do cooperativismo no nosso estado, estamos conseguindo manter nossas cooperativas competitivas. Uma loja repleta de produtos, em pleno shopping, sendo esse grande farol para a valorização da produção local”, disse Antonino Cardozo.
Iniciativa
A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e da Secretaria Executiva do Cooperativismo, com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), entidade responsável pela gestão do espaço, formalizada por meio de termo de fomento.
Camarão
O Banco do Nordeste (BNB) estará presente no 4° Seminário de Carcinicultura do Agreste Alagoano, que acontece de 23 a 25 de abril em Arapiraca. Equipes da instituição farão atendimento ao público e apresentarão linhas de financiamento voltadas ao desenvolvimento da aquicultura, que inclui a criação de camarão em cativeiro (carcinicultura).
Aumento
Levantamento do banco revela que, a partir de 2023, houve aumento na demanda por crédito para essas atividades em Alagoas. Naquele ano, o valor financiado para aquicultura cresceu mais de três vezes em relação a 2022, passando de cerca de R$ 600 mil a uma média de R$ 1,6 milhão por ano, até 2024. A participação da carcinicultura nesses financiamentos também tem evoluído, atingindo, respectivamente, 33%, 55,6% e 60,5% do crédito destinado à aquicultura, nos anos de 2022, 2023 e 2024.
Agreste
No Agreste alagoano, os municípios de Arapiraca, Coité do Noia e Igaci são os que mais demandam financiamento do BNB para carcinicultura.
Soja
A Adeal, por meio do Núcleo de Defesa Vegetal, informa que o calendário de semeadura para o plantio de soja, no Estado de Alagoas, teve início neste mês de abril e se estende até julho. O calendário é uma medida sanitária que complementa o vazio sanitário, que faz parte da estratégia de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar prejuízo econômico para o produtor.