Homenagem ao setor
Alagoas celebra o Dia do Trabalhador da Indústria do Açúcar

Indústria do Açúcar
O setor sucroenergético alagoano celebra nesta terça-feira, dia 24 de junho, o Dia do Trabalhador da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas. A data é comemorada há mais de três décadas. Atualmente, o estado conta com mais de 12 mil empregos diretos nas áreas industrial e administrativa das usinas alagoanas, podendo chegar a mais de 15 mil no período da safra da cana.
Caeté
Com o tema ‘Plante Consciência, Colha Sustentabilidade’, a Usina Caeté, localizada no município de São Miguel dos Campos, realizou sua 1ª Semana de Sustentabilidade, evento voltado para a promoção de uma cultura organizacional norteada por sua agenda ESG, que realça suas boas práticas ambientais, responsabilidade social e governança corporativa.
Programação
A programação contou com um dia de palestras, apresentações teatrais e exposições, na sede do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, em São Miguel dos Campos, além de estandes de instituições parceiras.
BNB
O Banco do Nordeste superou a marca de R$ 1 bilhão em crédito contratado por meio do Acredita no Primeiro Passo, programa do Governo Federal voltado à inclusão produtiva de empreendedores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Corte de juros
O Comitê de Polítíca Monetária (Copom) do Banco Central deve começar a cortar a taxa básica de juros da economia somente a partir de janeiro do próximo ano. Essa é a expectativa da maior parte dos analistas de instituições financeiras, colhida por meio de pesquisa realizada pelo BC com mais de 100 bancos na semana passada.
Crítica
Na última semana, o Banco Central elevou a taxa básica de juros da economia para 15% ao ano. Esse é o maior patamar em 20 anos. Também representa a segunda maior taxa real do mundo. A decisão de subir o juro foi criticada pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Para ela, o novo aumento de juros pelo BC foi “incompreensível”, elevando a taxa a um patamar “estratosférico”.
Projeção
O mercado financeiro melhora as expectativas de queda da inflação e alta do PIB para a economia do país. Projeta também dólar mais barato ao final de 2025. Os dados constam do Boletim Focus do Banco Central. A expectativa é de que a inflação feche 2025 em 5,24%.
Antes
Há uma semana, a expectativa era de que o IPCA do ano ficaria em 5,25%; e há quatro semanas projetava inflação de 5,5% em 2025. Com relação aos anos subsequentes, as expectativas de inflação estão estáveis há várias semanas, em 4,5% em 2026; e em 4% em 2027.
5G
Operadoras como Tim e Claro reforçam conexão com a rede durante festas de São João. Gerente da TIM Nordeste apresenta expectativa de mais de 40% do tráfego total de dados da operadora. Atualmente, 11 cidades de Alagoas possuem 5G.