Reação à taxação dos EUA
Alcolumbre e Motta divulgam nota contra tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Congresso
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram nessa quinta-feira (10) uma nota conjunta em reação à decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Diálogo
No comunicado, os dois líderes parlamentares defenderam diálogo, mas enfatizaram que o Congresso está mobilizado para proteger a economia nacional. “A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, afirmaram.
Reciprocidade
Eles também citaram a Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, como um instrumento de reação a medidas hostis. “Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.”
Simpósio
Terminam hoje, dia 11, a 40ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas e a 19ª Feira Regional Sucroalcooleira (Fersucro), no Centro de Convenções de Maceió.
Promoção
Promovidos pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste (STAB-Leste), o Simpósio da Cana e a Fersucro se consagram como os maiores eventos do setor sucroenergético das regiões Norte e Nordeste do Brasil no que diz respeito à movimentação financeira e a apresentação de novas tecnologias. Desde seu início, dia 08, o Simpósio da Cana conta com mais de 50 palestras técnicas divididas nas áreas comum, agrícola e industrial
Inflação
A inflação do país foi de 0,24% em junho, recuando ligeiramente em relação a maio (0,26%). O resultado mensal foi influenciado, principalmente, pela energia elétrica residencial, que, com a vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 1, registrou aumento de 2,96% no mês, sendo o subitem de maior impacto individual no índice (0,12 p.p.).
Grãos
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) mostra que a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve totalizar 333,3 milhões de toneladas em 2025. Trata-se de um valor 13,9% ou 40,6 milhões de toneladas maior do que a safra obtida em 2024 (292,7 milhões de toneladas). Na comparação com maio, a estimativa registrou alta de 0,2%, um acréscimo de 698,6 mil toneladas.
Área
A área a ser colhida este ano deve ser de 81,2 milhões de hectares, o que representa um crescimento de 2,7% (2,1 milhões de hectares a mais) em relação à área colhida em 2024. Frente ao mês anterior, a área a ser colhida apresentou uma expansão de 15,3 mil hectares (0,0%).
PAA
Em 22 anos de existência, o Programa de Aquisição de Alimentos distribuiu mais de 2,3 milhões de toneladas de alimentos e transformou a realidade da agricultura familiar. O PAA já distribuiu 2,3 milhões de toneladas de alimentos. E conta R$ 1,9 bilhão em recursos para empenhar nas demandas apresentadas por associações ou cooperativas de pequenos produtores rurais.