Mercado financeiro
Dólar sobe 2,28% na semana e bolsa recua com temor por tarifas dos EUA Perguntar ao ChatGPT Dólar sobe 2,28% na semana e bolsa recua com temo

Dólar sobe, bolsa cai
O dólar fechou em leve alta de 0,10% nessa sexta-feira (11), cotado a R$ 5,5479. O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 0,41%, aos 136.187 pontos. O anúncio das novas tarifas de 50% contra produtos do Brasil por parte dos Estados Unidos continuou a mexer com os mercados, enquanto analistas e investidores tentavam avaliar os possíveis impactos nos diferentes setores da economia brasileira. Na semana, o dólar acumulou alta de 2,28%; Já o Ibovespa teve queda agregada 3,59%.
Aguardam sinais
Investidores aguardam sinais sobre os próximos passos do governo em relação ao tarifaço de Trump, após Lula prometer acionar a Lei de Reciprocidade Econômica contra os EUA. Além disso, também tentam medir o impacto das novas taxas para grandes empresas brasileiras.
Negociação
Caso o país não consiga caminhar com uma negociação, a nova taxa deve afetar diretamente setores estratégicos da economia nacional. A previsão é que a tarifa entre em vigor em 1º de agosto.
Cautela
Técnicos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugerem a criação de um grupo de trabalho que tenha até 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, para propor medidas de retaliação a países ou blocos que impuserem barreiras comerciais ao Brasil.
Reciprocidade
A proposta consta em versão preliminar do decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade. O texto ainda está em discussão e depende de aval de Lula. A expectativa é que ele seja publicado nos próximos dias. Para uma ala do governo, contudo, o desenho não deve conter uma estrutura burocrática tão rígida.
Provisórias
No modelo proposto, o grupo de trabalho deve contar com a participação de membros do Gecex (Comitê Executivo de Gestão) da Camex (Câmara de Comércio Exterior), entre eles, Ministério da Fazenda, Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Casa Civil. Durante o processo de análise, conforme previsto na legislação, o governo pode adotar medidas de retaliação de forma provisória.
Maturidade Bronze
A Secretaria de Estado da Governança Corporativa de Alagoas é a mais nova pasta certificada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o nível de maturidade Bronze 3. Até o momento, três secretarias e quatro órgãos da administração indireta do Estado já receberam o resultado da avaliação, que tem como base o Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG).
Avaliação do IMGG
Sob o direcionamento estratégico do governador Paulo Dantas, todas as secretarias de Estado e os órgãos da administração indireta se submeteram à avaliação do IMGG, um modelo internacional de excelência, com diretrizes bem estabelecidas. A certificação de entes públicos pelo MGI demonstra a busca por práticas de gestão mais eficazes, refletindo em processos mais ágeis, seguros e com menor burocracia.
Recursos estaduais
Desde 2015, esse apoio é concedido com recursos exclusivamente estaduais. Os eventos contemplam todas as áreas do conhecimento, e têm abrangências diversas, desde o acadêmico, passando pelos níveis estadual, regional e nacional, até o internacional.