loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 17/07/2025 | Ano | Nº 6011
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Energia & Desenvolvimento

Futuro energético exige segurança jurídica e visão estratégica, diz José Carlos Lyra

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Energia

Para José Carlos Lyra, presidente da FIEA, o futuro energético do Brasil depende de diálogo, sustentabilidade e visão estratégica. Ele defende segurança jurídica e respeito aos contratos para atrair investimentos.

Transição

O presidente da Fiea participou na terça-feira (15/07) da abertura do “Energia 360 Alagoas – Caminhos para a Segurança Energética”, promovido pela Origem Energia, no Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento, que segue até hoje, reúne autoridades, empresários e especialistas para debater os rumos da transição energética e o fortalecimento da matriz energética.

Prioridade

Lyra avalia que a energia limpa deve ser prioridade, mas sem negligenciar fontes como gás natural e petróleo, ainda essenciais à matriz nacional e à indústria.

Inspeção

A Adeal iniciou, nesta semana, as ações de campo para manter Alagoas livre do mofo azul no cultivo do tabaco. A ação será dividida em três etapas. Nesta primeira, chamada sementeira, foram coletadas amostras das plantas em propriedades rurais. A meta é alcançar 10% das lavouras da região fumageira do estado.

Desconto

O Ministério do Meio Ambiente propõe, no Plano Safra 2025/26, descontos de até 1,5 ponto percentual nos juros de custeio para produtores com vegetação nativa além do exigido por lei. O benefício valerá apenas para quem tiver o CAR validado. Os descontos variam conforme o excedente: 0,5 ponto para 2% a 25%, 1 ponto para 25% a 50% e 1,5 ponto para mais de 50%.

Negócios

Segundo a Juceal, no primeiro semestre de 2025, Alagoas abriu 23.685 empresas, 26,5% mais que em 2024, com destaque para microempreendedores e microempresas. O comércio liderou as novas aberturas. No mesmo período, 13.571 negócios foram fechados.

Setor sucroenergético

Fechamento da Usina Santa Elisa, em São Paulo, marca o fim de uma era. A unidade industrial possuía 89 anos de história e a decisão pelo fim de suas atividades deixou a vanguarda do setor atônita, visto que a usina foi uma ativa colaboradora na estruturação do parque industrial sucroalcooleiro nacional.

Planta Alagoas

Programa Planta Alagoas, iniciativa da Secretaria do Estado de Agricultura e Pecuária (SEAGRI) que distribui anualmente sementes de feijão, milho, sorgo e arroz a agricultores familiares de todo o estado, começa a dar primeiros resultados no município de Penedo, no Baixo São Francisco. Pequenos agricultores de diversas comunidades estão sendo beneficiados.

Feijão

De acordo com Luiz Carlos, técnico da pasta, o Programa Planta Alagoas enviou para Penedo 1665 kg de sementes, destinadas a uma área total de 138 tarefas. Estima-se uma colheita total de 126 toneladas de feijão (126 mil kg). Foram utilizadas 660 horas/máquina, ao custo de R$ 132 mil para o município investir no preparo da terra. Cerca de 340 agricultores foram beneficiados.

Relacionadas