Serviço Público
Abertas as inscrições para o 2º Concurso Nacional Unificado

Concurso nacional
As inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) já estão abertas. A seleção deste ano oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.
Vagas no INSS
Entre as oportunidades oferecidas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social em diversas especialidades como Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
40 horas semanais
A remuneração inicial pode atingir R$ 9.371,31. A jornada de trabalho dos aprovados é de 40 horas semanais. As vagas estão disponível no Bloco 1, de Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social.
Único edital
Diferentemente da edição anterior, que contou com oito editais, um para cada bloco temático, o processo seletivo será regido por um único edital. O documento traz informações detalhadas sobre as vagas, salários, conteúdo programático das provas, critérios de classificação e composição das notas finais.
Nove blocos
Nesta edição, os cargos estão distribuídos em nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes.
Trump e o Brics
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar os países do Brics nessa sexta-feira (18). Durante um evento sobre criptomoedas, reafirmou que o bloco está tentando tirar a liderança do dólar no mundo, reiterando que o grupo acabaria “muito rapidamente se eles realmente se formarem de forma significativa” — ou seja, se seguirem adiante com a criação de uma moeda própria de negociação.
Parceria
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) definiram, na quinta-feira (17), os próximos passos da parceria entre as entidades com o intuito de desburocratizar o ambiente alagoano de negócios. Com proposta de convênio e trabalho conjunto para a total integração de entidades, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado deve ser beneficiada.
Compartilhamento
Entidades parceiras desde o início da implantação da Redesim em Alagoas, em 2011, as instituições tomam como foco agora a promoção de ações voltadas para compartilhamento de dados empresariais, consultorias direcionadas para uma maior utilização do sistema interno do Portal Facilita Alagoas nos âmbitos municipal e estadual, e fortalecimento das medidas aplicadas pela lei da liberdade econômica em relação à legalização dos negócios.
Negócios acessíveis
Com o registro empresarial consolidado, no qual o andamento é feito de forma totalmente digital e por meio do Facilita Alagoas, o licenciamento empresarial contaria com desburocratização e o acesso a licenças e alvarás para os diversos tipos de negócios seriam mais acessíveis.