Economia
Receio de novas tarifas dos EUA aumenta pressão sobre mercado

Pressão
Investidores seguem cautelosos com a possibilidade de retaliações comerciais dos EUA. Há receio de tarifas sobre aço e alumínio brasileiros, o que pode agravar a volatilidade cambial nas próximas semanas.
Bolsa
Gestoras consultadas pela XP projetam continuidade da alta do Ibovespa no segundo semestre. Mesmo após ganhos de 12% no ano, 65% dos gestores pretendem ampliar a exposição à Bolsa.
Confiança
Os principais fatores de otimismo são o dólar comportado, queda da inflação e o chamado “trade eleitoral”. A expectativa é de que o Ibovespa atinja até 147 mil pontos até dezembro.
Diálogo
O ministro Fernando Haddad garantiu, ontem, que o Brasil não deixará a mesa de negociação com os EUA. A afirmação vem em meio à ameaça de sanções comerciais e tensões diplomáticas crescentes.
Apoio
Haddad também declarou que, caso as tarifas americanas sejam concretizadas, o governo poderá adotar medidas compensatórias. Entre elas, estão ações fiscais e incentivos aos setores atingidos.
Turismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registra crescimento acima da média nacional, tanto no semestre quanto no mês de junho de 2025. A informação veio de um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que afirma que a unidade recebeu 1.442.270 passageiros, 14% a mais do que na mesma época em 2024.
Crescimento
Ainda de acordo com a ANAC, o terminal também superou a média nacional: foram 218.231 passageiros, contra 189.387 no ano anterior, o que representa um crescimento de 15,23%, acima dos 11,5% registrados no país no mesmo intervalo.
Internacionalização
Apesar de ainda representar uma fatia pequena do total de passageiros, o fluxo internacional vem ganhando importância em Maceió. No primeiro semestre, o número de estrangeiros desembarcando no estado cresceu 69,2%, com destaque para turistas da Argentina, Portugal, Uruguai, Itália e Alemanha.
Cooperativismo
Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) acontece nesta terça (22) e terá programação para fortalecimento do setor em Alagoas. O evento comemora o Ano Internacional das Cooperativas, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como tema “Cooperativas: promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”.
Programação
A programação tem início às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido da solenidade de abertura, que contará com apresentação cultural e a participação de autoridades e representantes do sistema cooperativista. Ao longo do dia, os participantes poderão acompanhar palestras temáticas, rodas de conversa, relatos de cases de sucesso e outras atividades voltadas à promoção de boas práticas, integração institucional e valorização do cooperativismo como modelo de desenvolvimento econômico, social e ambiental.