loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Agro

Brasil exportará mudas de cana “in vitro” para Guatemala e abre novas oportunidades

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Cana

Os governos brasileiro e da Guatemala concluíram negociação fitossanitária para que o Brasil exporte mudas “in vitro” de cana-de-açúcar para o país. Além do valor agregado baseado em pesquisa científica, essa abertura de mercado abre oportunidades para o setor privado brasileiro, possibilitando novas parcerias na área de biotecnologia, prestação de consultoria e assistência técnica.

ITR

O prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025, iniciado ontem, vai até 30 de setembro, informou a Receita Federal. É por meio dessa declaração que, anualmente, são prestadas as informações necessárias para se calcular o valor do tributo a ser pago pelos proprietários de terras no país.

PIB

O mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de crescimento da economia, projetando, para o final de 2025, um PIB de 2,21%. Há uma semana, a projeção era de que a economia fecharia o ano com um crescimento de 2,23% (mesmo percentual projetado há quatro semanas).

Renda fixa

A renda fixa segue como a principal escolha dos investidores pessoa física, segundo pesquisa divulgada nessa segunda-feira (11) pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Com um volume de R$ 4,7 trilhões, o segmento respondeu por 60% do total investido no primeiro semestre de 2025.

Carne 2024

Em 2024, a China respondeu por 51,3% das exportações brasileiras de carne, seguida pelos EUA com 8,1%. Em julho, antes do tarifário americano, a fatia chinesa subiu para 57%, enquanto a dos EUA caiu para 4,7%, sendo superados pelo México, com 4,8%, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Parceria

Com foco na exportação de carne e soja, Brasil e China negociam um protocolo bilateral de certificação e rastreabilidade agropecuária. A meta é alinhar critérios de sustentabilidade, como emissões, uso do solo e bem-estar animal, e garantir o reconhecimento de selos brasileiros, como Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne Baixo Carbono (CBC), pelo mercado chinês.

Negociações

O ministro também afirmou enfrentar dificuldades para negociar com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Bessent teria cancelado reunião com Fernando Haddad que estava agendada para quarta-feira (13), alegando falta de agenda.

Ovo

Exportações brasileiras de ovos cresceram 304,7% em julho de 2025 em relação ao mesmo mês do ano passado. O volume embarcado chegou a 5.259 toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Ranking

Os Estados Unidos lideram o ranking de destinos, com 18.976 toneladas embarcadas nos sete primeiros meses do ano, uma alta de 1.419% em volume e de 1.769% em receita, que chegou a US$ 40,7 milhões.

Cooperativismo

Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária realiza etapa em Delmiro Gouveia nesta quinta, 14. Serão 30 estandes de produtos dispostos no calçadão, em frente ao centro da cidade, das 08h às 17h.

Relacionadas