Setor Sucroenergético
Presidente do Sindaçúcar-AL discute com Alckmin impacto de sanções dos EUA ao Brasil

Reunião
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Alagoas – Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, participou, ontem, de uma reunião de dirigentes do setor sucroenergético nacional, em Brasília, com o vice-presidente da República e Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na pauta, as medidas comerciais dos Estados Unidos e a investigação instaurada pelo Escritório do Representante de Comércio daquele país (USTR) contra o Brasil, ao amparo da Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.
Economia
A economia brasileira cresceu 0,5% na passagem do primeiro para o segundo trimestre. O resultado mostra desaceleração, uma vez que, no primeiro trimestre, a alta tinha sido de 1,3%. As estimativas são do Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), estudo mensal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
ABC
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves e o Instituto 17, lançou a plataforma ABC+Calc — uma ferramenta digital projetada para quantificar emissões de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) provenientes do manejo de resíduos sólidos da produção animal. A iniciativa é vinculada ao Plano ABC+, do Mapa, e à Coalizão Clima e Ar Limpo, liderada pelo PNUMA.
Proposta
A ABC+Calc tem como proposta sistematizar dados de emissões nas cadeias de suínos, aves, bovinos de corte e bovinos leiteiros, oferecendo suporte técnico aos Grupos Gestores Estaduais, à Coordenação Nacional do ABC+ e demais atores envolvidos na política agropecuária.
Desenrola Rural
O Desenrola Rural, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), superou a meta inicial de 250 mil operações e já registra 313.132 renegociações em todo o país, beneficiando 175.543 agricultores familiares. O volume renegociado chega a R$ 6,3 bilhões, segundo dados consolidados até 23 de julho de 2025.
Objetivo
O programa foi criado para possibilitar a liquidação ou a renegociação de dívidas de agricultores familiares em situação de inadimplência, contemplando modalidades como Dívida Ativa da União (DAU), fundos constitucionais, crédito de instalação e financiamentos rurais.
Investimento
Maceió receberá chamada pública para Seleção de Planos de Negócio para a Realização de Investimentos Estratégicos na Região Nordeste, vinculada às missões da Nova Indústria Brasil (NIB). O plano prevê financiar até R$ 10 bilhões em projetos de inovação, energia e sustentabilidade.
Objetivos
A chamada pública tem como objetivo oferecer um pacote de apoio financeiro para investimentos a serem implantados na Região Nordeste, no âmbito da Nova Indústria Brasil, por meio de projetos nas linhas temáticas de Energias Renováveis (com foco em armazenamento); Bioeconomia (voltada para fármacos) e Descarbonização (com foco em hidrogênio verde).