Vagas
Incentivo à pesquisa tecnológica fortalece o desenvolvimento sustentável do Estado
Iniciativa do governo do Estado de Alagoas cria perspectiva para agricultura familiar

Apoio à pesquisa
Alagoas disponibilizou 50 vagas para bolsas de Extensão Tecnológica, Técnica e Apoio à Pesquisa para promover desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar. As oportunidades estão previstas em edital publicado na segunda-feira (1°) pelo Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Fortalecimento
“Esse trabalho vai fortalecer o desenvolvimento rural e apoiar diretamente a agricultura familiar em nosso estado”, afirmou o governador Paulo Dantas, ao anunciar as vagas por meio das redes sociais. Os candidatos interessados devem se inscrever de forma online.
Protagonismo
O II Congresso Brasileiro de Economia Social, Solidária e Cooperativismo, encerrado ontem, no auditório da Reitoria da Ufal, consolidou o protagonismo de Alagoas como referência nacional no setor. O evento reuniu especialistas, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores de todo o país, fortalecendo o papel do estado como articulador de políticas públicas, ciência e práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Economia solidária
Em formato híbrido, o congresso, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com apoio do Ciriec-Brasil, contou com palestras magnas de autoridades nacionais e internacionais, transmitidas por canais digitais, além de mesas-redondas que discutiram desafios e perspectivas para a economia solidária e o cooperativismo.
Empregabilidade
A Secretaria de Estado da Mulher e o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região firmaram uma parceria para promover a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação foi consolidada com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, realizada nesta terça (2), na sede do TRT, em Maceió.
Legitimidade
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) argumentou nessa quarta-feira (3), em audiência pública em Washington (EUA), que a competitividade do agronegócio brasileiro decorre de “fundamentos legítimos”, como os recursos naturais e investimentos contínuos em inovação.
Acesso
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, que participou da audiência referente à Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, disse que a entidade rejeita qualquer alegação de que os produtos brasileiros dependam de práticas comerciais ou ambientais inadequadas para acessar o mercado norte-americano, rebatendo as acusações do processo.
Demissões no BC
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nessa quarta-feira (3) que vê com preocupação projeto do Congresso Nacional que transfere ao Legislativo o poder para demitir diretores do Banco Central – autarquia responsável, entre outras funções, pelo controle da inflação no Brasil.