Safra em Alagoas
A expectativa no aumento da produção canavieira do ciclo 25/26 anima o setor da agroindústria
Usinas comemoram o crescimento na produção de milhões de toneladas

Safra de cana
Após a safra de cana 25/26 ter sido iniciada na última semana de agosto pela Usina Pindorama, o departamento técnico do Sindaçúcar-AL divulgou um levantamento que aponta a expectativa de uma moagem de 17,7 milhões de toneladas.
Crescimento
O dado representa um crescimento estimado em 1,8% ante aos números registrados no ciclo 24/25, quando o acumulado foi de 17,4 milhões de toneladas. A previsão de moagem para a safra 25/26 foi elaborada de acordo com as estimativas repassadas pelas 14 unidades da agroindústria canavieira que participarão da safra em Alagoas.
Redução
Segundo informou o relatório técnico, das 14 usinas alagoanas, seis comunicaram uma possível redução na quantidade de cana beneficiada face à safra 24/25, cujas variações oscilam entre - 2,6% e - 10%.
Açúcar
O levantamento destaca ainda a produção de açúcar – VHP e cristal - para o novo ciclo, sendo estimada em pouco mais de 1,5 milhão de toneladas. Face à moagem passada, quando foram processadas mais de 1,6 milhão de toneladas, é projetada uma redução geral de 2%.
Etanol
No que diz respeito ao etanol, anidro e hidratado, deverão ser produzidos 397.971 milhões de litros, o que representa uma possível redução de 1,9% em comparação à produção final da safra 24/25, que foi de 405.617 milhões de litros.
Cobre
Crescimento de 262,7% nas exportações alagoanas em agosto de 2025 foi puxado, principalmente, pelas vendas do minério de cobre. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No total, foram movimentados US$ 25,1 milhões.
Destinos
O principal comprador do cobre alagoano é a Suíça. O país concentrou 95,6% da pauta exportadora do estado no mês. Os Estados Unidos foram destino de apenas US$ 115,2 mil das exportações alagoanas em agosto, o equivalente a 0,5% do total.
Oportunidade
União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) abre inscrições para expositores da II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo. Evento está previsto para acontecer entre os dias 13 e 16 de novembro, em Maceió.
Edital
Poderão participar empreendimentos da agricultura familiar e suas organizações que atendam aos requisitos previstos no edital, disponível para leitura no site oficial da Unicafes-AL (alagoas.unicafes.org.br).
Condições
As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje e até 10 de outubro. Serão disponibilizados 60 espaços de comercialização (estandes), de tamanhos que variam entre 2m² e 6m2²
Expo Bacia
A Expo Bacia Leiteira 2025 tem início nesta quarta (10), no Parque Mair Amaral, em Batalha. A exposição, considerada a maior do leite em Alagoas, é gratuita e aberta para todos os públicos, contando com palestras, cursos técnicos e uma agenda especial voltada para o cooperativismo. A programação completa está disponível no Instagram oficial @expobacialeiteira.