loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 11/09/2025 | Ano | Nº 6051
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

BATALHA

Agenda Voltada para o cooperativismo

A Expo Bacia tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva de leite do Estado de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Expo Bacia

Teve início, ontem, 10, no Parque Mair Amaral, a 42ª edição da Expo Bacia Leiteira. A maior exposição da pecuária de leite de Alagoas e uma das maiores do Nordeste segue até o domingo, dia 14, contando com uma programação técnica e comercial diversificada e que mostra a força da agricultura familiar alagoana.

Empresas

Alagoas contou com a abertura de 31.421 empresas de janeiro a agosto deste ano. O número estabelecido nos oito meses é 23,79% superior ao total de 25.382 aberturas anotadas no mesmo período de 2024. Os dados são registrados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).

Tipos

Ao todo, nos oito meses deste ano, foram constituídos 23.726 microempreendedores individuais (MEIs), 5.487 microempresas (MEs), 1.461 empresas de pequeno porte (EPPs) e 747 negócios considerados sem porte.

Exportação

Dados do Sebrae-AL apontam que, apesar de Alagoas responder por apenas 0,18% das exportações brasileiras, ocupando a 21ª posição no ranking nacional, os produtos alagoanos já chegam a 82 países, com destaque para mercados estratégicos como China, Canadá e Argélia. A base existe, mas é fortemente concentrada em matéria prima e produtos básicos, como o açúcar, que representa mais de 80% da pauta exportadora.

Programa

Para abrir novas oportunidades para os pequenos negócios, o Sebrae Alagoas e a ApexBrasil iniciaram o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) para micro e pequenas empresas alagoanas. A iniciativa busca preparar, de forma gratuita, 50 empresas para acessar mercados internacionais nos próximos 2 anos, com diagnóstico empresarial, treinamento em comércio exterior e planos personalizados para diversificar a presença de Alagoas no mundo.

Reforma

Para os microempreendedores individuais (MEIs), as alterações na Reforma Tributária incluem novidades como a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais e a adoção do sistema de recolhimento automático de impostos. No caso dos MEIs, o regime simplificado será mantido, mas haverá alterações operacionais. Entre elas está a exigência gradual de emissão de nota fiscal em todas as vendas e a criação da categoria de nanoempreendedor, voltada para quem fatura até R$ 40,5 mil por ano.

Isentos

Os microempreendedores individuais ficarão isentos de novos tributos, como a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e municipal.

Veículos

Balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que houve exportação de 57,1 mil unidades em agosto deste ano. O volume representa uma alta de 19,3% sobre julho e de 49,3% sobre o mesmo mês do ano passado. O acumulado de janeiro a agosto somou 313,3 mil unidades, 12,1% acima das exportações nos primeiros oito meses de 2024.

Relacionadas