Comércio Exterior
Brasil recupera acesso competitivo ao mercado dos EUA

Retomada de acesso
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, considera que a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar as tarifas adicionais de 40% ao Brasil de produtos como café, carne e frutas permite que o país volte a ter acesso competitivo ao mercado dos Estados Unidos.
Estabilização
“É uma excelente notícia para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA, apoiando assim na estabilização de preços para alguns produtos”, disse à Globonews.
Água de coco e castanhas
Além da carne, do café e das frutas, Rua destaca a relevância da decisão especialmente sobre as cadeias produtivas da água de coco e das castanhas. “São produtos são muito relevantes.”
“Avanço importante”
No Itamaraty, a avaliação é que houve um “avanço importante”. Um dos principais motivos de comemoração foi o fato de a decisão de retirada das tarifas valer desde o dia 13 de outubro, ocasião da reunião entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Washington.
Lote residual
A Receita Federal informou que abre nesta sexta-feira (21), a partir das 10h, as consultas a um lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2025, referente ao ano-base 2024, e também relativa a anos anteriores.
Malha fina
Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, ou seja, que ficarem retidas por conta de inconsistências, mas que regularizaram as pendências. Ao todo, 214,3 mil contribuintes receberão R$ 494 milhões em 28 de novembro, de acordo com a Receita.
Posse na Casal
O engenheiro Renato Paes tomou posse no cargo de vice-presidente Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A solenidade aconteceu na quarta-feira (19), na Sala dos Conselhos, na sede da Casal, em Maceió. Ele substitui Laura Petri Geraldino, que ocupou o cargo durante três anos e quatro meses.
Experiência
Ele tem experiência no setor de saneamento desde 2016, quando iniciou sua atuação na Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra). Ingressou na Casal em fevereiro de 2019, como assessor técnico da vice-presidência de Engenharia.
Critérios técnicos
A premiação avaliou critérios técnicos como governança, educação previdenciária, transparência, tecnologia, comunicação e boas práticas de gestão. Para a Alagoas Previdência, o resultado reafirma a solidez do modelo adotado e fortalece o compromisso com a excelência.
Concursos
O Nordeste movimenta o cenário dos concursos públicos com quatro seleções abertas nos estados de Pernambuco e Ceará. Juntos, os editais somam 2.109 vagas para candidatos de diversos níveis de escolaridade.
