loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/11/2025 | Ano | Nº 6107
Maceió, AL
30° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Sabatina no Senado

Pacheco pode decidir futuro de Messias no STF

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Cana

Com a safra iniciada na última semana de agosto, as usinas alagoanas processaram, até o dia 15 de novembro, mais de 6,2 milhões de toneladas de cana no ciclo 25/26. Em relação ao mesmo período da safra passada, quando a quantidade de cana acumulada era superior a 7,4 milhões de toneladas, houve uma variação negativa de 16% na comparação entre os dois ciclos.

Açúcar

O boletim quinzenal de nº 05 do Sindaçúcar-AL, com dados da posição acumulada até 15 de novembro, informa ainda que foram produzidas 465.373 toneladas de açúcar. Na comparação com o mesmo período da moagem anterior, quando o acumulado era de 661.550 toneladas, houve uma variação de –29,65%.

Etanol

No que diz respeito à produção de etanol, foram fabricados 136,261 milhões de litros do biocombustível dos tipos anidro e hidratado. Em relação à moagem passada, quando a produção até o dia 15 de novembro era de 163,152 milhões de litros, houve uma variação de –16,48%.

Agricultura

A Coafaq, sediada em Penedo, registrou aumento na produção e na demanda após iniciar o beneficiamento da macaxeira em forma de chips artesanais. O produto, feito em tiras finas e crocantes, é produzido nos sabores tradicional, apimentado, banana e batata-doce.

Iniciativa

A iniciativa foi adotada como estratégia para ampliar o aproveitamento da macaxeira cultivada pelas famílias cooperadas e abrir novas frentes de comercialização. A introdução do novo item diversificou a renda e atraiu compradores de diferentes regiões.

Novidade

A COOPCAM, do município de Palmeira dos Índios, com o apoio da Embrapa, está avançando em mais uma novidade: a barra de cereal feita com jabuticaba.

Frango

A produção de carne de frango em 2026 pode chegar a cerca de 15,86 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume representa um novo recorde na série histórica da Conab, superando a estimativa de produção deste ano, que é de 15,5 milhões de toneladas.

Carnes

O bom resultado da avicultura de corte, junto com a suinocultura, influencia positivamente a produção de carnes no Brasil. Devem ser produzidas no país 32,6 milhões de toneladas de carnes, quando somadas as três principais proteínas mais consumidas pelos brasileiros (aves, suína e bovina).

Relacionadas