loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 12/12/2025 | Ano | Nº 6117
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Agro

Usinas de Alagoas já produziram mais de 613 mil toneladas de açúcar na safra 25/26

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Açúcar

Com mais de 6,7 milhões de toneladas de cana destinadas à fabricação de açúcar na safra 2025/2026, as usinas alagoanas processaram, até 30 de novembro, 613.319 toneladas de açúcar nos tipos VHP, cristal e refinado.

VHP

De acordo com o boletim quinzenal nº 06, que apresenta a posição acumulada de produção desde o início da moagem, em 26 de agosto, foram fabricadas 453.117 toneladas de açúcar VHP. Esse tipo, voltado aos mercados mundial e americano, foi produzido por 14 das 15 unidades industriais em atividade nesta safra.

Cristal

O levantamento mostra ainda que 152.537 toneladas de açúcar cristal — destinadas ao abastecimento do mercado interno — foram produzidas por apenas sete das 15 usinas em operação.

69 anos

Com mais de dois mil empregos gerados no campo e na indústria no período da safra da cana, a Cooperativa Pindorama comemorou, no dia 06 de dezembro, 69 anos de fundação. Um sonho idealizado por René Bertholet e que hoje se tornou referência para todo o Brasil e o mundo.

Em números

Com foco na inovação tecnológica e na produtividade, sempre em busca de novos desafios, sem deixar de lado sua história e cultura, Pindorama é uma das maiores cooperativas da agricultura familiar de Alagoas, contando com mais de 1.100 cooperados, área superior a 32 mil hectares, sendo dividida em 1.400 lotes, distribuídos em 22 comunidades, com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Anote

As principais exposições agropecuárias que movimentam e fortalecem o agronegócio em Alagoas já têm datas confirmadas para 2026. A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), responsável pelos maiores eventos do setor no estado, confirmou o cronograma de atividades do próximo ano, mantendo o alinhamento com o calendário nacional e reforçando o papel de Alagoas como vitrine de genética, negócios e capacitação técnica no Nordeste.

Genética

A primeira grande parada do calendário será a Expoalagoas Genética, programada para acontecer de 11 a 17 de maio de 2026, no Parque da Pecuária, em Maceió. A feira tem perfil altamente técnico, reunindo julgamentos, exposição de animais, rodada de negócios, palestras e leilões. É considerada uma das principais agendas de networking do estado, com foco total na excelência genética do rebanho alagoano e na atualização profissional dos produtores.

Leiteira

Abrindo o segundo semestre, entre 23 e 27 de setembro, será realizada a tradicional Expo Bacia Leiteira, promovida pela prefeitura de Batalha, no Parque Mair Amaral. Maior evento da pecuária leiteira do Nordeste, a exposição concentra programação voltada à evolução genética, competitividade e fortalecimento da cadeia produtiva, com torneio leiteiro, julgamentos, encontros técnicos, palestras e comercialização de animais.

Relacionadas