Parcerias
Coopaiba recebe dirigentes da Cajutec para discutir cooperação e inovação na agricultura familiar

Visita
O presidente da Coopaiba, Antonino Cardoso, recebeu dirigentes da empresa sergipana Cajutec, na sede da unidade em Piaçabuçu, com o objetivo de firmar futuras parcerias. No encontro, foi explorada a diversificação das atividades de ambos os empreendimentos, promovendo a troca de experiências e oportunidades para inovação na agricultura familiar.
Apoio
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um pacote de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais impactados por eventos climáticos adversos e promove ajustes nas regras do crédito rural. As decisões, propostas pelo Ministério da Fazenda, buscam preservar a atividade produtiva no campo, reduzir riscos de inadimplência e garantir a continuidade do financiamento, sem afastar critérios socioambientais.
Queda
O Ipea divulgou a Visão Geral da Conjuntura, uma análise do desempenho da economia brasileira. O Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea revisou a projeção de crescimento do PIB brasileiro de 2,2% para 2,3%, refletindo principalmente a revisão do IBGE, que elevou em 0,2% o crescimento do primeiro trimestre do ano. Para 2026, a estimativa foi mantida em 1,6%.
MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a Facilita Brasil, uma plataforma digital estratégica desenvolvida pela Dataprev para unificar o atendimento e simplificar o acesso a serviços trabalhistas. A ferramenta atua como um canal direto entre o cidadão e o ministério, garantindo mais agilidade, transparência e segurança na resolução de demandas para trabalhadores e empresas.
Sebrae-AL
A participação de Alagoas em alguns dos principais eventos de inovação do mundo marcou 2025 como um ano histórico para os pequenos negócios. Mais de 100 empreendedores foram impulsionados por imersões organizadas ou apoiadas pelo Sebrae Alagoas, que viabilizou experiências internacionais e nacionais em ecossistemas estratégicos. Lisboa, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Recife, Teresina, Natal e Minas Gerais foram alguns dos destinos que movimentaram o calendário.
Eventos
Nas imersões internacionais, 17 empreendedores viajaram com acompanhamento técnico do Sebrae-AL para eventos como o Web Summit Lisboa e o Web Summit Rio. Como fruto dessas imersões, um grupo de empresários seguiu em missão para o IA Wars. Nas nacionais, mais de 100 empresários participaram de feiras e festivais que movimentam setores como tecnologia, varejo, economia criativa, games, marketing digital, saúde e alimentação.
Nota fiscal
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta o produtor rural para a transição do modelo de tributação sobre consumo, que começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026. Até o final de dezembro deste ano, os produtores que utilizam sistemas próprios para emissão de notas fiscais eletrônicas devem solicitar atualização para o novo padrão, definido pela Receita Federal.
Carne
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) encerra 2025 com um balanço histórico para a carne bovina brasileira, marcado por crescimento expressivo das exportações, ampliação da presença internacional e avanços estruturantes para o setor. No acumulado de janeiro a novembro, o Brasil exportou 3,15 milhões de toneladas, alta de 18,3% em relação ao mesmo período de 2024, com receita de US$ 16,18 bilhões, crescimento de 37,5%.
Expectativa
A expectativa é de que o país encerre o ano com quase 3,5 milhões de toneladas exportadas e cerca de US$ 17 bilhões em receitas, estabelecendo recordes tanto em volume quanto em valor. O resultado reflete não apenas a retomada da demanda global, mas também uma atuação mais estratégica da indústria brasileira, com ampliação da presença institucional, diversificação de destinos e fortalecimento da imagem do Brasil como fornecedor confiável de proteína bovina.
Nordeste
Com 80% dos seus 54 milhões de habitantes formados por jovens e pessoas em idade ativa, o Nordeste do Brasil pode desempenhar papel fundamental no progresso do país. A avaliação faz parte do relatório do Banco Mundial Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão, divulgado no início do mês. Na região, a parcela de trabalhadores com diploma universitário aumentou de 9,1% em 2012 para 17% em 2023.
