loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 24/12/2025 | Ano | Nº 6126
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Correios

Empregados rejeitam proposta de acordo coletivo mediada pelo TST

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Rejeição

Os empregados dos Correios rejeitaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela companhia no âmbito da mediação conduzida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Dissídio

Com a negativa, a negociação segue agora para o dissídio coletivo — ação judicial utilizada quando empregador e trabalhadores não chegam a um consenso sobre as condições de trabalho. Na prática, caberá ao TST definir quais cláusulas integrarão o novo ACT.

Prontidão

O presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, já havia convocado os ministros da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) “para que fiquem de prontidão”, caso haja necessidade de julgamento imediato, inclusive durante o recesso do Judiciário. A medida indica que o caso pode ter tramitação acelerada, dada a relevância do tema.

Exoneração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou a exoneração dos diretores do Banco Central Diogo Guillen (Política Econômica) e Renato Gomes (Organização do Sistema Financeiro e de Resolução), com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (24).

Desfalques

Ambos decidiram deixar os cargos ao término de seus mandatos, em 31 de dezembro. Como os substitutos ainda não foram indicados, o Comitê de Política Monetária (Copom) terá dois desfalques na primeira reunião de 2026, marcada para os dias 27 e 28 de janeiro.

Super-ricos

O ano de 2025 marcou uma mudança no perfil dos super-ricos globais. Segundo levantamento da revista Forbes, foi registrado o maior número já observado de bilionários com menos de 30 anos que construíram suas fortunas sem herança familiar.

Empreendedores

A lista reúne 13 jovens empreendedores que alcançaram patrimônios superiores a US$ 1 bilhão ainda na casa dos 20 anos — quase o dobro do recorde anterior, registrado em 2022, quando sete pessoas se enquadravam nesse perfil.

Brasileira na lista

Entre os nomes deste ano está a brasileira Luana Lopes Lara, de 29 anos, apontada como a mulher mais jovem do mundo a atingir o status de bilionária sem herança, de acordo com o ranking da revista.

Jovens bilionários

O dado chama atenção não apenas pelo número de jovens bilionários, mas também pela velocidade de formação dessas fortunas: entre novembro e dezembro de 2025, sete novos nomes passaram a integrar o grupo.

Avanço

Esse movimento está diretamente ligado ao crescimento de setores que, há uma década, eram inexistentes ou pouco desenvolvidos. Áreas como inteligência artificial, mercados de previsão e apostas online passaram a gerar empresas avaliadas em bilhões de dólares em poucos anos — e, em alguns casos, em poucos meses.

Relacionadas