Safra sucroenergética
Safra 25/26 avança em Alagoas e já soma 12,7 milhões de toneladas de cana moída

Cana
Com 12,7 milhões de toneladas de cana já processadas, a safra 2025/2026 avança em Alagoas com todas as unidades industriais em operação. A estimativa do setor sucroenergético alagoano é repetir os números do ciclo passado, quando foram beneficiadas mais de 17,4 milhões de toneladas de cana, ou até mesmo registrar crescimento, podendo alcançar 18 milhões de toneladas moídas.
Negativa
De acordo com dados do boletim quinzenal nº 09, que traz a posição acumulada da moagem das usinas no período de 26 de agosto do ano passado a 15 de janeiro deste ano, em comparação com a primeira quinzena de janeiro de 2025 — quando o volume de cana moída superava 13,5 milhões de toneladas —, foi registrada variação negativa de 5,7%.
Milhão
As usinas também produziram mais de 1 milhão de toneladas de açúcar. No entanto, em comparação com a primeira quinzena de novembro do ano passado, quando a produção acumulada superava 1,2 milhão de toneladas, houve redução de 19,2%.
Aumento
Já a produção de etanol alcançou 314,7 milhões de litros. Em relação a novembro do ano passado, quando o volume produzido foi de 309,1 milhões de litros, registrou-se crescimento de 1,8% na comparação entre os dois períodos.
Passageiros
O número de passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares somou 1,45 milhão em 2025, segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O volume representa aumento de 10,3% em relação ao ano anterior, quando passaram pelo terminal alagoano 1,31 milhão de pessoas. A contagem abrange passageiros nacionais e internacionais.
Maior
Segundo o levantamento da Anac, o volume de passageiros registrado no Zumbi dos Palmares em 2025 é o maior de toda a série histórica, iniciada pela agência em 2000. Naquele ano, o terminal aeroportuário alagoano recebeu 284.434 passageiros. Na passagem de 2000 para 2025, o aumento foi de 410,1%.
Simples
Os microempreendedores individuais que foram excluídos do Simples Nacional e, consequentemente, desenquadrados do Simei, têm até 31 de janeiro para regularizar pendências e solicitar o retorno ao regime simplificado. O procedimento é necessário para que o empreendedor possa voltar a atuar formalmente como MEI no ano-calendário vigente.
Biorrefinaria
A Petrobras anunciou investimento de R$ 6 bilhões para transformar a Refinaria Riograndense, no Rio Grande do Sul, na primeira biorrefinaria do Brasil. A unidade produzirá combustíveis e derivados 100% renováveis, sustentando a transição energética da estatal.
Sustentabilidade
O projeto, liderado por Magda Chambriard, presidente da Petrobras, insere a companhia em uma nova etapa do refino nacional, com foco em biocombustíveis e menor emissão de carbono. A conversão está prevista para iniciar no segundo semestre.
