Desenvolvimento econômico
Governo de Alagoas inicia rodada de negócios 2026 com reuniões em São Paulo

Rodada
A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) iniciou a agenda da rodada de negócios 2026 com a realização de reuniões estratégicas em São Paulo (SP). As agendas são conduzidas pelo secretário de Estado Júlio Cezar e ocorrem, em sua maioria, no Escritório de Negócios do Governo de Alagoas, na capital paulista.
Em movimento
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) leva o projeto Agricultura Familiar em Movimento para Murici na próxima quarta-feira (4). Com serviços de cidadania voltados à população da zona rural, a iniciativa contará com atendimentos na Escola Municipal Olival Lins Melo, localizada no Assentamento Dom Helder, das 9h às 15h.
Emprego
A partir desta segunda-feira (2) até o dia 9 de fevereiro, o Sine Maceió vai disponibilizar inscrições para 2.250 vagas de emprego destinadas a trabalhadores que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho. As oportunidades contemplam diversas áreas e níveis de escolaridade, experiência e formação, fortalecendo a geração de emprego e renda na capital alagoana.
Solar
O setor de energia solar vive um dos seus momentos mais decisivos em Alagoas. Entre fevereiro e junho de 2025, o estado registrou crescimento aproximado de 17% nas instalações solares, acompanhando uma tendência nacional que coloca a fonte fotovoltaica como protagonista da transição energética brasileira.
Nacional
No cenário nacional, os números confirmam a força da energia solar. Em 2024, enquanto a geração eólica cresceu cerca de 11,9 terawatts-hora, a geração solar fotovoltaica avançou mais de 20 terawatts-hora, liderando o crescimento entre todas as fontes de energia no Brasil. A expansão consolidou a energia solar como a principal força da transição energética, impulsionada pela busca por sustentabilidade, previsibilidade de custos e autonomia energética.
PAA
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta semana, a entrega de mais seis toneladas de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no âmbito do programa Cozinha Solidária, em Alagoas. Os produtos foram adquiridos da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia (Asprolimo) e destinados a cozinhas que preparam refeições para populações em situação de vulnerabilidade.
Café
A alta do preço do café nos últimos anos acabou provocando queda no consumo do produto no mercado brasileiro no ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida caiu 2,31% entre os meses de novembro de 2024 e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período anterior, passando de 21,9 milhões de sacas de 60 kg em 2024 para 21,4 milhões no ano passado. O recorde foi registrado em 2017, quando o consumo interno atingiu 22 milhões de sacas.
Preços
Em relação aos preços, a alta foi de 5,8% para o consumidor, resultado da volatilidade dos anos anteriores. Nos últimos cinco anos, informou a Abic, a matéria-prima aumentou 201% no café conilon e 212% no arábica. Já no varejo, o preço do café subiu 116%.
