loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 02/02/2026 | Ano | Nº 6152
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

TURISMO INTERNACIONAL

Embratur apresenta Plano Brasis 2025–2027 em Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

EMBRATUR

A Embratur, em parceria com o Governo de Alagoas e o Sebrae, realiza nesta quinta-feira (5), em Maceió, um encontro para a apresentação do Plano Brasis 2025–2027, documento que orienta a promoção internacional do turismo brasileiro e inclui uma estratégia de posicionamento do estado no mercado global.

TRADE

Durante o encontro, a Embratur promove o diálogo com o trade turístico, gestores públicos, empreendedores e parceiros estratégicos sobre temas como diversificação da oferta de destinos, ampliação da conectividade aérea e valorização de segmentos prioritários para a promoção internacional, a exemplo do ecoturismo, turismo de experiência, afroturismo e destinos de charme, alinhando as potencialidades de Alagoas às diretrizes da estratégia nacional de marketing turístico.

PNAE

Pequenos produtores rurais têm até o próximo dia 12 para apresentar propostas à Chamada Pública nº 001/2026, destinada à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar rural para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede estadual de ensino de Alagoas, referente ao ano letivo de 2026.

INTERESSADOS

Cooperativas e associações interessadas em participar da chamada devem entregar a documentação exigida em envelopes lacrados, além de amostras dos gêneros alimentícios, na sede da Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP), localizada na Avenida Walter Ananias, nº 35, no bairro de Jaraguá, em Maceió, no horário das 8h às 16h. No dia 12, a entrega dos envelopes deverá ocorrer até as 8h50.

COMBUSTÍVEIS

O tributarista alagoano Felipe Athayde, que atua em 20 estados, avalia que o recém-sancionado Código de Defesa do Contribuinte inaugura uma nova fase no combate à concorrência desleal no setor de combustíveis em Alagoas, principal alvo da Receita Federal na Operação Cadeia de Carbono.

COMBUSTÍVEIS 2

A investigação — que inclui PB, AP, RJ e SP — mira esquemas de sonegação e fraudes estruturadas na importação e comercialização de combustíveis, com envolvimento do crime organizado. Para o especialista, “o código fortalece esse combate ao criar mecanismos para inviabilizar o devedor contumaz, ou seja, o CNPJ que não paga impostos como estratégia de negócio”.

INFLAÇÃO

A previsão do mercado financeiro para o IPCA — referência oficial da inflação no país — passou de 4% para 3,99% em 2026. A estimativa foi publicada no boletim Focus do Banco Central (BC), com as expectativas das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2027, a projeção da inflação se manteve em 3,8%. Para 2028 e 2029, as previsões são de 3,5% para ambos os anos.

COOPERATIVISMO

O cooperativismo da agricultura familiar ganhou mais um espaço estratégico em Alagoas. Ao lado da Sedics, a Unicafes-AL reinaugurou a loja do projeto Armazém Alagoas Mais Cooperativa, agora em funcionamento no Shopping Partage Arapiraca, durante solenidade realizada na sexta-feira (20), no maior centro comercial do interior do estado.

Relacionadas