loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 03/02/2026 | Ano | Nº 6153
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

OPORTUNIDADE

IPVA 2026: Contribuintes ganham mais tempo para quitar imposto com desconto em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

IPVA

A Sefaz adiou o prazo para o pagamento do IPVA 2026 em cota única com desconto. Agora, os contribuintes alagoanos terão até o dia 27 de fevereiro de 2026 para quitar o imposto com redução de 5%, ampliando o tempo disponível para o planejamento financeiro.

Sine

Nesta semana, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), por meio do Sine Alagoas, oferece 2.372 oportunidades com carteira assinada em 50 cargos diferentes nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Coruripe, Maragogi, Porto Calvo e Porto de Pedras.

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investiu, em janeiro, R$ 1,3 bilhão para apoiar a aquisição de caminhões novos, mais eficientes e menos poluentes, por meio do programa BNDES Renovação da Frota.

Beneficiários

A linha atendeu caminhoneiros autônomos, cooperados e empresas transportadoras rodoviárias de carga de 532 municípios, em todas as regiões do país. No mês de janeiro, foram realizadas 1.152 operações, com ticket médio de R$ 1,1 milhão.

Indústria

A pressão causada pelos juros altos fez a indústria brasileira perder ritmo nos últimos meses do ano e fechar 2025 com crescimento de 0,6%, de acordo com avaliação da CNI. Apesar da desaceleração na reta final do ano, o resultado marca o terceiro ano consecutivo de expansão da produção industrial brasileira.

2024

Em 2024, o avanço foi de 3,1%; e, em 2023, de 0,1%. A perda de ritmo em 2025 é facilmente percebida quando se comparam os dados do primeiro e do segundo semestres.

Veículos

As vendas de veículos novos no Brasil caíram 0,38% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias, em janeiro foram comercializadas 170,5 mil unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em relação a dezembro, a queda foi de 38,96%.

Alta

O mercado de veículos começou o ano em trajetória positiva, com crescimento de 7,42% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mesmo contando com um dia útil a menos. No total, foram emplacados 366.713 veículos. Na comparação com dezembro de 2025, houve retração de 25,54%, considerada típica do primeiro mês do ano por causa do período de férias e do menor ritmo da atividade econômica.

Em quinto

A BYD superou a Toyota e assumiu a quinta posição entre as marcas mais vendidas de veículos no Brasil em 2025. O avanço da fabricante chinesa ocorre em meio ao crescimento da demanda por carros elétricos e híbridos no mercado nacional. A mobilidade sustentável impulsiona as vendas da BYD, com destaque para modelos que combinam tecnologia e preço competitivo.

Relacionadas