loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 10/02/2026 | Ano | Nº 6158
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

MERCADO

Açúcar e etanol registram queda de preços na primeira semana de fevereiro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Mix

Os dois principais derivados da cana-de-açúcar apresentaram queda nas cotações na primeira semana de fevereiro, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Enquanto, para o açúcar, a retração é motivada por questões de qualidade do produto, para o etanol a desvalorização está ligada às dificuldades para o fechamento de negócios.

Turismo

O setor do turismo brasileiro, composto por mais de 90% de pequenos negócios, foi um dos destaques da economia e da geração de empregos em 2025. O segmento fechou o ano passado com mais de 1,9 milhão de contratações com carteira assinada, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Ministério do Turismo.

Gastos

O resultado foi acompanhado pelo crescimento dos gastos de visitantes estrangeiros, que somaram cerca de R$ 41,5 bilhões, um aumento de 7,1% em relação a 2024, segundo o Banco Central do Brasil.

Portos

O setor portuário brasileiro alcançou uma marca histórica. O Desempenho Aquaviário 2025, apresentado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostrou que os portos nacionais movimentaram 1,4 bilhão de toneladas ao longo do ano passado. O volume representa crescimento de 6,1% em relação a 2024 e reflete o aquecimento do comércio exterior e a capacidade de resposta da infraestrutura logística do país.

Defeso

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia, no dia 17 de fevereiro, o pagamento do primeiro lote do seguro-defeso para 46.893 pescadores e pescadoras artesanais que solicitaram o benefício a partir de 1º de novembro de 2025.

Energia

No primeiro mês do ano, o IPCA ficou em 0,33%, repetindo o índice de dezembro de 2025. Em sentidos opostos, a energia elétrica residencial, com queda de 2,73% nos preços, e a gasolina, com alta de 2,06%, foram as principais influências para o índice em janeiro. Com isso, o acumulado em 12 meses chegou a 4,44%. Em janeiro de 2025, o IPCA havia sido de 0,16%. Assim, a inflação segue abaixo do teto da meta.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,39% em janeiro, após ter registrado 0,21% em dezembro. Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,3% nos últimos 12 meses, superando o acumulado até dezembro (3,9%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Refeição

As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entraram em vigor ontem, dia 10. Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes pelas operadoras não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional. Além disso, o repasse dos valores aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação.

Prazo

A Unicafes-AL alerta cooperativas e associações da agricultura familiar sobre o prazo final da chamada pública da Educação de Alagoas para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à alimentação escolar da rede estadual em 2026. As inscrições seguem até quarta-feira, dia 12.

Relacionadas