Nacional
PF prende ex-diretor Jorge Zelada
Curitiba, PR A Polícia Federal prendeu ontem, em caráter preventivo, ou seja, sem prazo de duração, o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Zelada. Ele foi preso na 15ª fase da Operação Lava Jato sob a suspeita de envolvimento em crimes de corrupção, fraude em licitações, desvio de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Os investigadores argumentam de que há indícios de que Zelada recebeu propina na contratação de um navio sonda pela estatal. Segundo o Ministério Público Federal, também há relatório de auditoria da Petrobras que responsabiliza Zelada por irregularidades no contrato, assinado com a empresa Vantage Drilling. O relatório afirma que o contrato, além de outros três para construção, compra e operação de navios-sonda; foi celebrado a partir de premissas otimistas, criando uma expectativa que não se confirmou. O documento atribui culpa ao ex-diretor por não ter seguido procedimentos de governança durante a contratação. No pedido de prisão, os procuradores alegaram ao juiz federal Sérgio Moro, que entre julho e agosto de 2014, após a deflagração da Lava Jato, portanto, Zelada transferiu mais de 7 milhões de euros (cerca de R$ 24,2 milhões) que estavam escondidos na Suíça para uma conta no principado de Mônaco, com o objetivo de impedir o bloqueio dos valores.