Nacional
RÚSSIA OCUPA 20% DA UCRÂnia, DIZ ZELENSKY; DRONE KAMIKAZE É DERRUBADO


A Rússia ocupa atualmente cerca de 20% do território da Ucrânia, disse ontem o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao Parlamento de Luxemburgo. “Todas as formações militares russas preparadas para o combate estão envolvidas nesta agressão”, disse ele.
Ontem, a invasão russa ao território ucraniano chegou ao 99º dia. No oeste da Ucrânia, a região de Lviv foi alvo de um ataque com mísseis já nas proximidades da fronteira com a Polônia. Segundo o governador Maksym Kozytskyi, a infraestrutura ferroviária foi atingida nas cidades de Stryj e Sambir.
A Ucrânia também registrou ataques em Sumy, no nordeste do país, e em áreas do leste, como Dnipropetrovsk, Kharkiv e Lugansk. Segundo o serviço de emergências da Ucrânia, a situação na região de Lugansk está perto de ficar “crítica”. “O exército russo está atirando em todas as direções ao mesmo tempo.”
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que um drone kamikaze do exército russo foi derrubado. Até o momento, a Rússia não se manifestou sobre ter perdido o drone.
O drone abatido foi desenvolvido pela empresa Kalashnikov. “Ele pode pairar no ar e atacar o alvo com um mergulho vertical”, disse a Defesa ucraniana, citando que, “após o lançamento, [ele] não retorna ao operador”, mas atinge alvos mergulhando ou explodindo.