app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Nacional

SOLDADOS RUSSOS ATACAM JORNALISTAS COM GRANADAS

Um vídeo feito com uma câmera GoPro revelado nesta terça-feira (14) pela agência de notícias Associated Press mostra imagens inéditas de soldados russos disparando granadas contra um grupo de jornalistas no leste da Ucrânia. Um dos jornalistas ficou feri

Por G1 | Edição do dia 15/06/2022 - Matéria atualizada em 15/06/2022 às 04h00

Um vídeo feito com uma câmera GoPro revelado nesta terça-feira (14) pela agência de notícias Associated Press mostra imagens inéditas de soldados russos disparando granadas contra um grupo de jornalistas no leste da Ucrânia.

Um dos jornalistas ficou ferido no braço após o lançamento de granadas, gravadas pelo cinegrafista independente Alex Chan Tsz Yul com uma câmera acoplada a seu capacete.

O caso aconteceu entre Lysychansk e Severodonetsk, duas das cidades mais atacadas pelas tropas russas na Ucrânia atualmente. Ambas ficam na região de Luhasnk, no leste do país, e são dois dos últimos redutos que a Rússia tenta conquistar para dominar toda a área.

Segundo o cinegrafista, o grupo de jornalistas tentava entrar no fim de maio em Severodonetsk através de uma ponte que fica na cidade vizinha de Lysychansk e que foi destruída nesta semana por soldados russos. Ao se aproximar da ponte, no entanto, os jornalistas viram veículos sendo queimados e tropas russas a cerca de 600 metros de distância e decidiram recuar.

No caminho, pararam para conversar com soldados russos quando uma granada explodiu ao lado deles. Um documentarista ucraniano que estava no grupo foi atingido no braço.

O grupo então correu para um esconderijo, de onde os jornalistas puderam uma série de outros disparos vindos das tropas russas. Eles conseguiram fugir, e o jornalista atingido no braço ainda está internado em um hospital em Kiev para se recuperar.

Mais matérias
desta edição