loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 11/05/2025 | Ano | Nº 5964
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Nacional

Nacional

EUROPA ISOLA KALININGRADO E ABRE NOVA FRENTE NA CRISE COM A RÚSSIA

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Frente presumida em quase todos os cenários de uma Terceira Guerra Mundial entre Rússia e Otan, a aliança militar ocidental, Kaliningrado estreou na crise da Guerra da Ucrânia.

A Lituânia implementou um embargo ao transporte ferroviário de bens russos por seu território até o território de Moscou ensanduichado entre o país e a Polônia, ambos membros da Otan. O Kremlin reagiu ameaçando retaliação contra o vizinho e acusou a União Europeia de escalar a já tensa situação.

“A Rússia irá reagir a essas ações hostis. As medidas serão implementadas, e as consequências terão um sério impacto negativo que será sentido pela população lituana”, afirmou à agência estatal RIA o poderoso secretário do Conselho de Segurança do Kremlin, Nikolai Patruchev.

Tudo começou no sábado (18), quando passou a valer um embargo europeu ao transporte de produtos russos por terra, parte dos pacotes de punição pela guerra. Como cerca de 50% do que é consumido por Kaliningrado vem da Rússia por linhas de trem que passam pela Lituânia, o problema está colocado.

“Quando a notícia veio, lá pela quinta-feira (16), nós corremos para o supermercado e compramos tudo o que não fosse perecível”, disse por aplicativo de mensagem Natascha Gruchovka, 35, corretora de imóveis na cidade. O pânico, disse, arrefeceu, mas agora a tensão é sobre os próximos passos da crise.

Kaliningrado era, até o conflito, um dos pontos de maior intersecção e atrito entre Rússia e Ocidente.

Relacionadas