loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Nacional

Nacional

PF EXTRADITA MAFIOSO DA ITÁLIA PROCURADO HÁ 23 ANOS

Ouvir
Compartilhar

A Polícia Federal realizou a extradição do mafioso Rocco Morabito, condenado a 103 anos de prisão na Itália, por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Ele embarcou de Brasília, onde estava preso, para o país natal, em uma aeronave do governo italiano e sob forte esquema de segurança.

O pedido de extradição de Morabito foi feito pelo governo italiano e autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O país europeu alegou que o mafioso deve cumprir lá a pena relativa a quatro condenações criminais por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organização criminosa, ocorridos em Milão. Ele era procurado pela Justiça do país há 23 anos.

Pela decisão do Supremo, a Itália deve cumprir alguns requisitos exigidos pela legislação brasileira em casos de extradição, como fazer a detração do tempo de prisão em território nacional e aplicar o período máximo de 30 anos de cumprimento de pena.

Rocco foi preso em um hotel de João Pessoa (PB), em maio de 2021. Ele estava foragido desde 2019, quando fugiu de um presídio no Uruguai e era um dos traficantes mais procurados pela Interpol. Há suspeitas do envolvimento dele com o tráfico de entorpecentes desde 1990, no Brasil e na Europa.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Em 2017, ele chegou a ser preso no Uruguai, mas fugiu depois de dois anos e estava foragido desde então.

Quando foi preso, Rocco estavam outros dois estrangeiros, sendo um italiano identificado como Vicenzo, que também estava na lista dos 30 mais procurados da Itália.

Um dia após a prisão, ele foi transferido para o Distrito Federal. A PF disse que ele é integrante da Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do mundo, envolvida em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e lavagem de dinheiro.

Relacionadas