loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 05/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Nacional

Nacional

LÍDER ISLÂMICO É MORTO POR ATAQUE AÉREO DOS EUA

Ouvir
Compartilhar

O líder do grupo terrorista Estado Islâmico na Síria foi morto por um ataque aéreo feito pelos Estados Unidos nesta terça-feira (12).

Maher al-Agal era uma das cinco principais lideranças do grupo, que vem se enfraquecendo com a perda de líderes e território desde 2019.

Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, e foi alvejado por um drone das forças norte-americanas durante uma operação no nordeste da Síria. Em um comunicado, as Forças Armadas norte-americanas afirmam que, “inicialmente, não houve civis mortos” no ataque.

O ataque, que ocorreu na região de Jindaris, perto da fronteira entre a Síria e a Turquia, deve enfraquecer ainda mais as operações do Estado Islâmico, que vem tentando se organizar desde que perdeu líderes e território.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Em fevereiro, o então número 1 do grupo jihadista, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto também durante em um ataque dos Estados Unidos na Síria.

No auge do poder, o Estado Islâmico chegou a controlar um território de mais de 40.000 quilômetros quadrados na Síria e no Iraque, composto por vilarejos e pequenas cidades e com uma população total de 8 milhões de pessoas, segundo um levantamento da agência de notícias Associated Press.

No entanto, diante da perda de território, o grupo começou a reorganizar sua estrutura interna, na tentativa de se fortalecer, e começou a ressurgir na Síria no início do ano. Com a nova tática, os Estados Unidos passaram a investir em ataques específicos contra as lideranças do grupo.

Relacionadas