SP: AVIÃO ARREMETE E EVITA COLISÃO COM OUTRA AERONAVE
Prestes a pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um avião da Gol precisou arremeter na manhã desta segunda-feira (18) para evitar a colisão com uma aeronave da Latam, que estava na pista e se preparava para levantar voo. Imagens registradas pela
Por Metrópoles | Edição do dia 19/07/2022 - Matéria atualizada em 19/07/2022 às 04h00
Prestes a pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um avião da Gol precisou arremeter na manhã desta segunda-feira (18) para evitar a colisão com uma aeronave da Latam, que estava na pista e se preparava para levantar voo.
Imagens registradas pelas câmeras do próprio aeroporto e por sistemas privados de navegação aeronáutica registraram o momento de aproximação das duas aeronaves, por volta das 9h54.
A arremetida, que é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação, é considerada normal e segura na aviação. Neste caso, o comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto.
Os voos envolvidos no incidente foram os LA3610, da Latam, e o G1209, da Gol, que saiu de Porto Alegre.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Gol confirmou que o voo 1209 “efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista”. Segundo a empresa, “todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia”.
De acordo com a Gol, “depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 10h05, hora local”. Também em nota, a Latam, por sua vez, informou que “não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas / São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18)”.