PAPA CHEGA AO CANADÁ PARA PEDIR PERDÃO POR ABUSOS DA IGREJA NO PAÍS
O papa Francisco desembarcou no Canadá, no domingo (24), para uma “viagem de penitência”, na qual promete reiterar o pedido de perdão pelo papel da Igreja no abuso de crianças indígenas canadenses cometido em internatos católicos. Durante a visita de cin
Por Metrópoles | Edição do dia 26/07/2022 - Matéria atualizada em 26/07/2022 às 04h00
O papa Francisco desembarcou no Canadá, no domingo (24), para uma “viagem de penitência”, na qual promete reiterar o pedido de perdão pelo papel da Igreja no abuso de crianças indígenas canadenses cometido em internatos católicos.
Durante a visita de cinco dias, ele irá se reunir com lideranças para abordar o escândalo de abuso e apagamento da cultura indígena nas instituições.Pelo menos 6 mil crianças teriam morrido por negligência nos locais, segundo estimativas.
A visita se iniciou neste domingo, quando o pontífice foi recebido primeiro-ministro Justin Trudeau e por Mary Simon, governadora-geral do Canadá, ao desembarcar em Edmonton, na província de Alberta.
Até sexta-feira (29), ele também visitará as cidades de Quebec e Iqaluit, capital do território de Nunavut. Antes do embarque, nesta manhã em Roma, o líder religioso mandou uma mensagem aos canadenses, sinalizando que esta será uma “jornada de reconciliação”.
“Caros irmãos e irmãs do Canadá, eu venho até vocês para me encontrar com os povos indígenas. Espero, com a graça de Deus, que minha peregrinação penitencial possa contribuir para a jornada de reconciliação que já está em andamento. Por favor, me acompanhem em orações”, escreveu Francisco no Twitter.