loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Nacional

Nacional

ESTUDOS REFORÇAM QUE 1º CASO DE COVID-19 SURGIU EM MERCADO DE WUHAN

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Duas pesquisas publicadas nesta terça-feira (26) na revista “Science”, uma das mais importantes do mundo, reforçam a hipótese de que o mercado de animais de Wuhan, na China, foi o local onde o Sars-CoV-2 se espalhou de animais para humanos pela primeira vez na pandemia.

Uma das pesquisas mapeou os padrões de transmissão nos locais onde foram detectados os primeiros casos de Covid-19 – e apontou para agrupamentos de casos centrados dentro do mercado de Wuhan.

A outra concluiu que as duas primeiras linhagens identificadas do coronavírus estavam geograficamente ligadas ao mercado – e provavelmente se espalharam de animais para humanos em duas ocasiões separadas.

Nenhuma das duas pesquisas foi feita no laboratório de Wuhan – mas ambas vão na contramão e tornam “improvável”, segundo os cientistas, uma outra hipótese, levantada desde o início da pandemia, de que o o coronavírus tivesse sido fabricado ou vazado do laboratório.

Em junho, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a fonte da doença foi inconclusivo. “Nós refutamos a teoria do vazamento de laboratório? Não, não refutamos. Mas acho que o que é realmente importante aqui é que existem cenários possíveis e plausíveis e é realmente importante entender que possível não significa igualmente provável”, esclareceu Kristian Andersen, que participou de ambas as pesquisas, à agência de notícias americana Associated Press.

“Eu mesmo estava bastante convencido do vazamento do laboratório até que mergulhamos nisso com muito cuidado e analisamos muito mais de perto”, completou o pesquisador.

Relacionadas