loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 12/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Nacional

Tempo

Temporal deixa um morto, dez feridos e 1,1 milhão de imóveis sem energ

As regiões mais afetadas no Rio Grande do Sul são a central, Porto Alegre e região metropolitana

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16) deixou um homem morto, dez pessoas feridas e 1,1 milhão de imóveis sem energia. A região metropolitana de Porto Alegre sofreu com alagamentos, quedas de árvores e ventos fortes.

A Defesa Civil da capital gaúcha aconselhou a população a evitar sair de casa na manhã desta quarta (17), em razão sobretudo de bloqueios nas vias por quedas de árvores e placas.

Porto Alegre acordou ao som de motosserras, com equipes cortando árvores que caíram sobre vias, fios e carros. Segundo a Climatempo Meteorologia, a cidade teve rajadas de vento de 89 km/h na região do aeroporto. Em Canela, na região serrana, o vento chegou a 102 km/h.

Somados os clientes das concessionárias RGE e CEEE-Equatorial, o estado tinha no início da manhã desta quarta 1,194 milhão de imóveis sem luz, em razão sobretudo da queda de galhos e outros objetos sobre a fiação.

As regiões mais afetadas são a central, Porto Alegre e região metropolitana e os vales do Taquari, dos Sinos e do Rio Pardo. São 574 mil pontos sem luz na área da RGE e outros 620 mil na concessão da CEEE-Equatorial.

Em nota, a RGE alertou "que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica". Nesses casos, os clientes devem "acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento."

Conforme o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), um gabinete de crise foi instalado após o temporal. A principal preocupação é com a possibilidade de falta de água caso a falta de energia se prolongue. Das seis estações de captação e tratamento de água, cinco estão desligadas e das 23 casas de bombeamento, 11 estão sem energia.

Caso a falta de energia se prolongue, 80 localidades de Porto Alegre podem ficar sem água. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito narrou dificuldade em contatar a direção da CEEE-Equatorial para que se integrasse ao gabinete e fornecesse previsões de restabelecimento.

Um homem morreu em Cachoeirinha, município da região metropolitana da capital, após a marquise de um supermercado cair sobre ele durante o temporal. Segundo a Defesa Civil do município, a vítima era uma pessoa em situação de rua e se abrigava sob a estrutura que caiu. Mais cedo, ele teria recusado ajuda da assistência social.

O supermercado fica na avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, no bairro Parque Granja Esperança. Os bombeiros tiveram de serrar parte da estrutura para socorrer o homem, mas a morte foi constatada ainda no local.

Também houve 10 feridos na cidade e 200 árvores caídas.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a metade norte do RS e o sul de Santa Catarina seguem em alerta de grande perigo para temporais até o meio-dia desta quarta. Também há 10 pontos de bloqueio total em rodovias estaduais e três em federais. Os bloqueios parciais somam 12.

Relacionadas