Decisão na Série A
Quem leva? Brasileirão conhece o seu campeão neste domingo
Principal diferença entre campanhas de Botafogo e Palmeiras pode valer o título


A decisão do Campeonato Brasileiro vai ficar mesmo para a última rodada. Depois da vitória do Botafogo sobre o Inter, e a virada do Palmeiras sobre o Cruzeiro, nos minutos finais, as equipes chegam vivas para definir o título neste domingo (8). O Glorioso é o líder, com 76 pontos, enquanto o clube paulista segue na cola, com 73. A vantagem mínima do Alvinegro sobre a equipe de Abel Ferreira pode ser explicada por um fator: aproveitamento contra os times do G4.
A principal diferença entre as duas campanhas é justamente o desempenho dos times contra as equipes na parte da tabela, incluindo os confrontos diretos. Hoje, o G4 é formado por: Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Internacional. Em todo o campeonato, o Glorioso não perdeu nenhuma partida para essas equipes.
Em contraponto, o Palmeiras não venceu nenhum dos seis duelos contra os clubes do topo da tabela. São três empates e três derrotas, entre eles, a que custou a liderança do campeonato: o embate direto contra o Botafogo, no Allianz Parque.
Enquanto o clube carioca tem 100% de aproveitamento, o Alviverde amarga apenas 16,7%. Foram duas derrotas para o Botafogo, dois empates contra o Flamengo e uma derrota e um empate contra o Inter. Na última rodada, o G4 ainda pode mudar, já que o Fortaleza está empatado em pontos com o Colorado. Se o Leão de Pici assumir a quarta posição, o Glorioso deixaria de ter 100%, já que empatou no primeiro turno, mas o aproveitamento do Palmeiras não mudaria.
Caso a equipe de Artur Jorge confirme o título contra o São Paulo, e o Verdão vença o Fluminense neste domingo (8), o Alviverde alcançaria a maior pontuação de um vice na história (76 pontos).
Ao todo, são nove cenários possíveis e, em oito deles, o Alvinegro confirma o título. Um empate simples pode consagrar o Botafogo, independentemente do resultado da partida do Palmeiras.
O Botafogo encara o São Paulo neste domingo (8), no Nilton Santos, em jogo que decidirá o campeão brasileiro de 2024. Para o Glorioso, um empate é suficiente para levantar a taça.
Já o Palmeiras, encara o Fluminense, que luta contra o rebaixamento, no Allianz Parque. A bola, para ambas as partidas, rola a partir das 16 horas (de Brasília).
BUSCAM PERMANÊNCIA
A última rodada do Brasileirão será extraordinária. Quatro times buscam a permanência na elite nacional, mas um deles disputará a Série B em 2025. Athetico-PR, Atlético-MG, Bragantino e Fluminense entram em campo, às 16h. Quem vencer fica na Série A.
Atlético-MG e Athletico-PR fazem um confronto direto na Arena MRV, em Belo Horizonte, sem público. O time que conseguir os três pontos permanece.
O Fluminense viaja para São Paulo para enfrentar o Palmeiras. O Bragantino recebe o Criciúma, que com os resultados da rodada, disputará a Série no ano que vem.
As chances de o Atlético-MG permanecer na Série A são de 94,85%. Já as chances do Fluminense são de 86,21%. O Athletico-PR tem chances de 67,23%. E o Bragantino possui 51,71% de chances de seguir na Série A. As projeções são de Bruno Imaizumi (Espião Estatístico).
AS POSSIBILIDADES
O Atlético-MG tem 44 pontos, se empatar vai a 45 e se vencer vai a 47. O Atheltico-PR tem 42 pontos, se empatar vai a 43 e se vencer vai a 45.
Como se enfrentam, só um pode conquistar os três pontos. Se empatarem, o Athletico supera o Fluminense em caso de vitória do Palmeiras.
O Fluminense tem 43 pontos, se empatar vai a 44 e se vencer vai a 46. E o Bragantino tem 41 pontos, se empatar vai a 42 e se vencer vai a 44.
Os encadeamentos de resultados devem levar em conta além dos pontos, os desempates por número de vitórias e saldo de gols.
Um exemplo do que pode acontecer nesta última rodada: se o Fluminense empatar, e o Bragantino vencer, ambos vão a 44 pontos, mas o Flu ficaria na frente com uma vitória a mais. Com essas condições, os dois ficariam na Série A se houvesse um vencedor no jogo Atlético-MG x Athletico-PR.
Nesse caso, se o Athletico-PR vencer, ocorreria um triplo empate em 44 pontos, com o Fluminense à frente por ter 11 vitórias. Então, Bragantino e Atlético-MG ficariam empatados também com dez vitórias cada um.
Antes da rodada, tanto Bragantino quanto Atlético-MG têm saldo negativo de oito gols, mas se o Bragantino vencesse, e o Atlético-MG perdesse, a equipe mineira iria para a Série B porque passaria a ter saldo de gols ainda mais negativo.