Adeus
Com presença de familiares e primeira-dama Janja, milhares se despedem de Preta Gil no RJ
A despedida teve início com um atraso de 30 minutos e foi encerrada mais de uma hora após o previsto


O velório da cantora Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, em decorrência de complicações por um câncer colorretal, reuniu familiares, amigos e fãs da cantora no Theatro Municipal, na Cinelândia, Centro do Rio, nesta sexta, 25. A despedida teve início com um atraso de 30 minutos e foi encerrada mais de uma hora após o previsto.
O cantor e compositor Gilberto Gil, sua mulher Flora Gil, a irmã Bela Gil e Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil, chegaram juntos, perto do encerramento. Gil e Flora se aproximaram juntos do caixão e beijaram a testa de Preta, em despedida emocionada.
O velório aberto ao público foi encerrado às 14h. Até as 15h parentes e amigos prestam as últimas homenagens à Preta Gil. Até o último minuto, fãs formaram fila no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro, para se despedir da cantora. A aposentada Tereza Marques dos Santos, de oitenta anos, foi uma das primeiras a chegar.
“Vou esperar até a hora que tirarem o corpinho dela daqui, aí é a hora que eu vou me embora, mas enquanto eu puder ficar, eu vou ficar. Ela e o pai dela sempre deu alegria para vários com o mundo todo, com as músicas deles. Que ela mesma, assim, partindo, de força para os pais dela, para o filhão dela, a para a netinha dela, que Deus abençoe, que ela siga o caminho dela em paz, descanse em paz.”
O velório de Preta Gil ficou aberto ao público até 13h. No espaço onde estava o corpo de Preta foi montado um telão ao fundo, onde passaram diversas fotos da artista em shows, momentos com a família e amigos. Todas imagens felizes, para lembrar os bons momentos de Preta.
Abaixo do telão, dezenas de coroas de flores. Uma delas era do presidente Lula e da esposa, Janja da Silva, com a menção a música “Só o amor” de autoria da Preta. Na faixa, os dizeres: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece sua luz”. Janja esteve no velório, acompanhada da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Uma curiosidade é que, ao longo da despedida, ficou tocando uma seleção de músicas animadas e isso foi um pedido da própria cantora em vida. Alguns artistas que passaram pelo velório foram as cantoras Ludmilla e Ivete Sangalo, o cantor Thiaguinho, a atrizes Regina Casé e Thais Araújo, os atores Marcelo Serrado e Caio Blat e o artista Thiago Abravanel.
Ao fim do velório, o corpo da de Preta Gil seguiu em cortejo em um carro do Corpo de Bombeiros, para cremação no Cemitério e Crematório da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio.
Esse cortejo passou pelo Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, criado pela prefeitura do Rio para homenagear a artista. O circuito inclui as ruas do centro da cidade por onde o Bloco da Preta passava nos carnavais cariocas, arrastando quase um milhão de foliões.
A cerimônia de cremação de Preta Gil se encerrou por volta das 17h desta sexta-feira, 25, no Cemitério e Crematório da Penitência, no Caju, Zona Portuário do Rio.
O rito foi restrito a familiares e amigos íntimos da cantora. José e Flor Girl, irmão e sobrinha de Preta, estavam entre os primeiros a chegar. Otávio Muller, Carolina Dieckmmann, Ivete Sangalo e Regina Casé também foram vistos no local.