TEMPO
Ciclone agita mar e temperatura desaba em várias regiões
Fenômeno tem provocado ventos intensos em várias áreas do Sul e do Sudeste do Brasil


O início da semana está sendo marcado pela atuação de um ciclone extratropical que se formou entre domingo (27) e essa segunda-feira (28) na costa do Rio Grande do Sul. O fenômeno tem provocado ventos intensos em várias áreas do Sul e do Sudeste, com rajadas que já passaram de 100 km/h em cidades como Canguçu (RS), segundo a Climatempo.
Entre os danos causados, estão os na parte do telhado da garagem de Prefeitura de Imbé, no Litoral Norte do estado, que foi arrancado com com a ventania. Ao menos 10 postes também caíram na cidade.
Ainda de acordo com os meteorologistas, mesmo com o afastamento do ciclone para o alto-mar, os efeitos ainda devem ser sentidos nos próximos dias, com frio mais intenso, possibilidade de geada e mar muito agitado.
Nessa terça (29), o ciclone começa a se afastar, mas ainda influencia o tempo no País.
PREVISÕES
Mesmo mais longe da costa, o sistema continua atuando no oceano, na altura da Região Sul, e deve provocar rajadas de vento moderadas a fortes ao longo do litoral das regiões Sul e Sudeste.
No litoral do Paraná e do sul do Rio de Janeiro, os ventos podem passar dos 80 km/h. Rajadas moderadas podem ser registradas entre o interior de SP e de MG, incluindo regiões como Campinas (SP), Zona da Mata mineira e Sul de Minas.
Em Vitória (ES), as rajadas devem ser menos intensas, mas o mar fica agitado.
“Com o afastamento desse sistema, um corredor de ar frio que vem atrás da frente fria começa a avançar com mais força. Esse ar mais gelado passa a atuar com maior presença no estado de São Paulo, provocando queda acentuada nas temperaturas”, explica César Soares, da Climatempo.
MAR BRAVO
A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca com ondas de até 3,5 metros entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC) até amanhã (30), e entre Iguape (SP) e Macaé (RJ) de hoje até quinta-feira (31). A orientação é que embarcações pequenas evitem navegar nesses trechos nos próximos dias.