loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Nacional

COMPLEXIDADE DA REGIÃO

Lula usa discurso em fórum no Panamá para mandar recados a Donald Trump

Presidente brasileiro ainda defendeu a “neutralidade” do Canal do Panamá, uma das ambições dos EUA

Ouvir
Compartilhar
Lula apontou problemas na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)
Lula apontou problemas na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) | Foto: — Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula aproveitou seu discurso no Fórum Econômico da América Latina e Caribe, realizado nessa quarta-feira (28) no Panamá, para mandar uma série de recados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em sua fala no evento, Lula não citou diretamente nem Trump nem a situação da Venezuela, mas falou sobre a complexidade da região, considerando a proximidade com a “maior potência militar do mundo”, e defendeu uma integração maior entre os países.

Lula apontou problemas na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que está paralisada.

Segundo ele, diante dos conflitos “ideológicos”, o bloco não teria conseguido sequer emitir uma nota contra intervenções ilegais na região.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

“A única organização que engloba a totalidade dos países da América Latina e Caribe, a Celac, está paralisada, apesar dos esforços do nosso querido presidente Petro. A Celac não consegue produzir nem mesmo uma única declaração contra intervenções militares ilegais que abalam a nossa região”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro ainda defendeu a “neutralidade” do Canal do Panamá, uma das ambições de Trump. O americano só retirou a passagem marítima de seu radar por causa de um acordo com o presidente panamenho, José Mulino.

“A integração em infraestrutura não tem ideologia. Por isso, o Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá, administrado de forma eficiente, segura e não discriminatória há quase três décadas”, afirmou o mandatário brasileiro.

O petista chegou a ser aplaudido ao falar sobre a necessidade de união da região. O mandatário ainda citou o ex-presidente americano Franklin D. Roosevelt e sua política da boa vizinhança como um exemplo das relações com os americanos.

“Não há nenhuma possibilidade de qualquer país da América Latina sozinho achar que vai resolver problemas. Temos 525 anos de história. Já fomos colonizados, recolonizados. Independência. Precisamos mudar de comportamento. Precisamos criar um bloco econômico que possa dizer ajudar a acabar com a fome”, completou Lula.

Em outra indireta a Trump, que aplicou um tarifaço contra diversos países, o atual chefe do Palácio do Planalto afirmou que o Brasil respondeu “a práticas do protecionismo com diálogo, firmeza e apoio às nossas empresas”.

Relacionadas