loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 05/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Tempos modernos e angustiantes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Tempos modernos e angustiantes

MILTON HÊNIO. médico

O progresso científico e tecnológico que o mundo assistiu nos últimos anos foi simplesmente espetacular; a internet, o telefone celular, a televisão colorida e uma variedade fantástica de aparelhos eletrônicos que invadem a área médica, facilitando o esclarecimento das doenças.

Lamentavelmente, o progresso material da humanidade não foi acompanhado da evolução moral; as conquistas técnicas infelizmente não trouxeram em seu bojo a dignidade, o afeto e a ética. A violência é a marca dos tempos modernos. As drogas dominam a juventude e a prostituição infantil é uma verdadeira chaga na dignidade da civilização moderna. Os assassinatos se multiplicam a cada dia, a vida humana perde o seu valor e a violência domina e amedronta o mundo. A paz tão ansiosamente esperada se distancia cada vez mais da nossa vida. Os tempos modernos são realmente amedrontantes. É inacreditável que milhares de homens se dediquem apenas ao mal, que sejam criaturas dotadas de cérebro, coração e espírito e que façam da vida uma caminhada suja, torpe e mutiladora.

A droga é essencialmente uma fuga, uma evasão. E é uma lástima que milhares de jovens ricos e pobres se misturem nessa viagem sem volta. O contra veneno está em manter esses jovens ocupados no enriquecimento de suas personalidades.

Nos tempos modernos temos que nos preocupar com a juventude, pois o futuro do nosso Brasil está nas mãos dela. O progresso não tem deixado o homem pensar, só viver em função de bens materiais. A humanidade está cansada de ódio, de desamor, de falta de respeito, de consideração.

É preocupante nos dias que correm, o elevado número de lares incompletos, de lares desfeitos, de lares negligenciados, de lares brutalizados, onde a violência, os maus tratos físicos e a desarmonia, são a tônica na convivência da criança com os adultos. O mundo é dinâmico. A vida de todas as pessoas é uma luta pela sobrevivência condigna. Em todos os casos onde a família é destruída por culpa do pai ou da mãe, a criança sofre muito em qualquer situação econômica; a criança sente-se abandonada, confinada, inibida, punida, crescendo recheada de conflitos interiores, ansiosa de amor, de proteção, de compreensão e confiança. E como será essa criança quando for adulta? Esse é o grande problema dos tempos modernos.

Não é a inteligência que pode salvar o mundo, mas a ternura adquirida na infância, vivida dentro de uma família unida pelo amor. O mundo atual com o ódio, a desunião e o egoísmo, infelizmente não leva a nada. Portanto, vamos ser otimistas, apesar da loucura do mundo moderno. Santo Agostinho costumava dizer: “Todas as vezes que o homem sai dos seus limites, a vida se transforma num inferno”. Esse é o grande problema dos tempos modernos.

Meu caro leitor, esperamos que as autoridades e a sociedade como um todo se esforcem para discutindo chegarem a um denominador comum, onde hajam soluções que nos tragam a tranquilidade e a paz, tão desejadas por todos os brasileiros.

Relacionadas