loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 26/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

ARTIGO

Uma ideia não se prende

.

Ouvir
Compartilhar

O dia 8 de novembro de 2019 entra para os pósteros da nossa história como o dia em que começa a ser resgatado o Estado Democrático de Direito em nosso país. Finalmente, após anos de subserviência a Sérgio Moro e servindo de “puxadinho” da Lava Jato, o Supremo tribunal Federal fez jus ao nome que ostenta em sua sigla. Pela primeira vez, desde que foi instalada a maior fraude histórica que se tem conhecimento na política brasileira, alguns ministros decidiram honrar a toga que envergam na suprema corte, cumprindo o juramento que fizeram de defender e zelar a constituição federal. Quem sabe se a partir de agora, dos escombros da destruição midiática que aceitaram se submeter, o STF comece a reconstruir sua dignidade e soberania de poder independente.

Surgem no cenário nacional várias interpretações para o voto decisivo do Ministro Dias Toffoli, que desempatou por 6 a 5 a duríssima disputa entre os ministros punitivistas e os ministros garantistas. Muitos estranham esta mudança repentina de postura do presidente da máxima côrte do judiciário brasileiro. Estranha-se também a passividade com que o núcleo duro dos generais de pijama que cercam Jair Bolsonaro receberam a notícia da libertação de Lula, disfarçada pela cortina de fumaça da prisão em segunda instância. Para esta leitura dos recentes acontecimentos, o golpe dado contra o presidente Evo Morales, na Bolívia, está intimamente ligado a soltura de Lula, e que o objetivo seria até o assassinato de ex-presidente brasileiro, o que seria comprometedor e constrangedor perante o concerto das nações, caso evento desta magnitude viesse a ocorrer nas dependências da Polícia Federal.

Teorias de conspiração a parte, outros entendem que os teóricos do governo Bolsonaro teriam interesse em ter Lula nas ruas, para criar uma polarização entre o ex-presidente e o atual Presidente do Brasil. O propósito desta estratégia seria o de anular as possibilidades das candidaturas pela direita e extrema-direita, dos governadores Wilson Witzel do Rio de Janeiro, João Dória de São Paulo e, de quebra, liquidaria também a candidatura de Luciano Huck, o nome da Rede Globo no processo eleitoral previsto para 2022. Lula e Bolsonaro representaram projetos antagônicos de país. Lula é um social-democrata com história construída no trabalhismo sindical nacional e Bolsonaro, um legítimo representante do fascismo- populista-totalitário.

A disputa ideológica se desloca do centro situacionista de esquerda e direita, representada no clássico dos últimos 25 anos, do PT X PSDB, para uma disputa que se desloca para a extrema-direita e altamente reacionária. A prisão de Lula, que registrei no meu filme documentário, intitulado Uma Ideia Não se Prende, revela exatamente este marco divisor que se transformou o Brasil. A direita parlamentar tenta agora acelerar a aprovação de uma PEC para assegurar a prisão em segunda instância, e que é claramente inconstitucional, por ser uma cláusula pétrea, que assegura direitos individuais dos cidadãos brasileiros e que só poderia ser aprovada com a convocação de uma nova assembleia Nacional Constituinte. Viramos a última página deste capítulo histórico de moral duvidosa e começaremos a escrever as páginas do próximo de uma novela que promete ser longa.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Relacionadas