loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 14/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Floresta, árvore e o insulto

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Se uma causação viesse extinguir os seres humanos à semelhança do que aconteceu aos dinossauros, o planeta Terra ver-se-ia livre do seu implacável predador. Dá maior ameaça á sustentação do equilíbrio que deve existir entre os seres vivos e a natureza. Na relação dos danos que estão incidindo sobre o ambiente natural, causados por ações humanas, destaca-se a extinção das florestas. A floresta exerce funções que transcendem as que, geralmente, são relatadas em livros didáticos, ou nas salas de aulas.

Além da produção de madeira para construções, de biomassa para a fabricação de papel de látex, de frutas, de energia, avulta sua função reguladora do clima. É, precisamente, pela influência exercida sobre o clima que a árvore assume sua maior importância. Teoria bastante aceita, propõe ser proveniente de chuvas toda a água existente no Planeta. Originalmente as chuvas teriam resultado da emissão de gases proveniente de gigantescas erupções vulcânicas, durante o resfriamento do globo terrestre.

Na atmosfera, quando duas moléculas de hidrogênio, H2, se encontravam com uma de oxigênio, O, formava-se o vapor, que condensado, precipitava-se sob a forma de chuva, pela força da gravidade. Atualmente, a maior parte das chuvas é proveniente da evaporação dos oceanos, que cobrem dois terços da superfície planetária. Todavia, os vegetais também emitem gases (oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, enxofre e outros), pelo processo de evapotranspiração, que, igualmente, é gerador de chuvas.

Ressalte-se o significativo desempenho, de cada árvore, na formação de chuvas, indispensáveis às represas que abastecem as cidades, às hidroelétricas, aos açudes, à regulagem do clima, entre outros benefícios. Uma cidade, corretamente arborizada, pode reduzir, até 14ºC, a temperatura ambiente, na plena canícula do verão. Derrubar uma árvore, para dar espaço ao estacionamento de um automóvel, é um insulto à natureza. Florestas estão entre os melhores legados a serem herdados pelas futuras gerações.

Relacionadas