app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Em 2020, mude o destino do Brasil

.

Por Jocelin Azambuja. Advogado | Edição do dia 15/01/2020 - Matéria atualizada em 15/01/2020 às 06h00

Viemos ocupando os últimos lugares nas avaliações educacionais no mundo. A educação não avança e parece que a corrupção está incrustada no DNA de parte dos brasileiros. A ambição desmedida, o egoísmo e a disparidade social permeiam nossa sociedade.

Quem ganha muito, não quer abrir mão de nada, não importando que 65% dos trabalhadores apenas ganhem um salário-mínimo. Todos querem seus direitos e o resto não importa. O egoísmo prepondera, quer no Executivo, Legislativo ou Judiciário; todos se dizem merecedores, cada um com suas razões, e o resto? Temos um novo ano e alguns governantes demonstrando querer mudar essa lógica, mas sozinhos não poderão fazê-lo. Um país só se transforma quando o povo decide fazer essa mudança interior. Me lembro, nas décadas de 1960/1970, nos bancos escolares, quando os professores diziam: “Aguardem que o Brasil será um grande País”. Ficaram aguardando, assistindo transformarem nossa cultura, costumes, ética, família, sociedade, passando a vigorar a famosa Lei de Gerson: “Levar vantagem em tudo para se dar bem”. Assim, passaram a valer mais as vantagens pessoais, os benefícios e o dinheiro.

Para conseguir isso pessoas passaram a furar filas, não respeitar leis, cometer pequenos e grandes delitos, ser corruptos, tudo para serem mais espertos, crescerem mais, terem mais e mais, deixando de lado o ser e valorizando o ter. Felizmente, em 2018 nossa sociedade começou a acordar, elegeu novos representantes, passando a cobrar mudanças comportamentais em todos os poderes e em todos os níveis, não mais aceitando os valores da Lei de Gerson, da corrupção. Nesse alvorecer de 2020 é hora de começarmos a mudar de fato nosso País, para que ele possa ser grande, verdadeiramente.

Precisamos apoiar e cobrar de nossos representantes que sejam feitas as mudanças necessárias a esse novo tempo. O presidente, sozinho, não poderá fazer essas mudanças, é hora de todos, independentemente de ideologia, pensarmos nas futuras gerações, no nosso País e mudarmos, desde as ações mais cotidianas. Que 2020 seja o início de uma nova década de crescimento, de trabalho sério e construtivo, de uma nova sociedade brasileira, de uma nova cultura fundada em valores que valorizem a ética, a moral, a família, o trabalho e a dignidade de todos. Vamos cobrar de todos os poderes e governantes do Brasil o que queremos para as futuras gerações e apoiar a todos que querem transformar nosso País. Está em nossas mãos o futuro do Brasil.

Mais matérias
desta edição