Opinião
O CALOR E NOSSAS FRUTAS
.

Estamos em pleno verão e o calor que tem feito faz o nosso organismo perder muito líquido pelo suor. Sódio, potássio e cloro são elementos supernecessários para o bom funcionamento do nosso corpo. E assim, eles têm que ser substituídos diariamente através dos líquidos que nós tomamos e da alimentação. Uma das gostosas fontes de substitutos desses elementos são as nossas frutas. E vivemos contornados por elas em abundância. Uma das boas formas de hidratar o nosso organismo é, além da água, a nossa saborosa água de coco. Vivemos cercados de coqueiros por todos os lados, que postados diante do mar dão esse toque de beleza que encanta os nossos olhos e daqueles que nos visitam. Dizia o saudoso poeta alagoano Jaime de Altavilla: “os coqueiros de minha terra são sentinelas perfilhados à beira do mar e das lagoas. Os coqueiros da minha terra são namorados da lua e à noite ela os acaricia docemente”.
Nossa água de coco, mesmo contendo mais de 90% de água pura, é rica em sais minerais e nutrientes. Contém proteínas, sódio, potássio, carboidratos, ferro, cálcio, fósforo, vitamina C e calorias. Deve, entretanto, ser usada com moderação por diabéticos e hipertensos. Diz o violeiro nordestino: “tomei minha água de coco/e senti que o cansaço passou/a fraqueza que sentia/hoje se mandou”. Existe em nossa região uma riqueza imensa de gostosas frutas que enriquecem a alimentação do nosso povo: o caju, a manga, a laranja, o limão, o abacaxi, o mamão, a pinha e etc.. Pois bem, pesquisas científicas recentes vêm mostrando que tanto as crianças como os adultos consomem muito pouco dessas frutas em sua alimentação. É uma questão de educação alimentar. Os pais têm que mostrar aos filhos desde pequenos, a necessidade deles receberem frutas e legumes variados em sua alimentação, pois são necessários ao bom desenvolvimento do seu organismo. A melancia nesta época de calor é uma fruta deliciosa, pois contém bastante água em seu conteúdo. Estamos numa época em que o calor está violento.
Aconselho que você use e abuse de líquidos. O adulto precisa de 1 a 2 litros de líquido por dia, para o bem-estar do seu organismo. Confesso que sou apaixonado pela natureza. Não canso de olhá-la no inverno, na primavera ou no verão, e usufruir de sua beleza. A natureza tem vida e se agita por si mesmo. Se morre uma flor, outra renasce em seu lugar, em um espetáculo de ordem e perfeição. Vamos preservar a natureza para que ela nos ofereça sombra, abrigo e muitas frutas. Olhamos a natureza e ficamos admirados de ver que beleza ela nos oferece. Entretanto, tenha cuidado com o excesso de sol, que é benéfico até 11h, principalmente para crianças. Abram os seus corações para que neles entrem luz e calor. Saibam viver no verão, tomando um gostoso banho de mar, respirando todas as manhãs o oxigênio puro do ar atmosférico e como o sol que faz florescer a vida na natureza, que seus caminhos sejam sempre cheios de muita luz, alegria e paz.