app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Coronavírus e concursos adiados

.

Por Leonardo Chucrute - diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e Autor de livros didáticos. | Edição do dia 25/03/2020 - Matéria atualizada em 25/03/2020 às 06h00

A nova realidade mundial mudou. Antes podíamos ir, vir, trabalhar e ter uma rotina de estudos em sala de aula com professores. Hoje, o pedido das autoridades é ‘Fique em casa!’. O Covid-19 mudou nossa vida e fazer as atividades descritas antes não é aconselhado pelos especialistas. Com isso, diversos concursos que já estavam fazendo seleções, adiaram seus cronogramas.

Assim que a situação do país se normalizar, esses concursos serão feitos. Por isso, a dica para esse momento é buscar separar algumas horas do seu tempo em casa para continuar se dedicando aos estudos, mesmo de maneira online. A resiliência será uma grande companheira. Muitos cursos online disponibilizaram suas aulas gratuitamente ou fizeram promoções para facilitar a compra dos alunos. Eu, por exemplo, montei um cronograma específico de aulas – da minha plataforma online: Aprovação Virtual – e, apesar de ser um conteúdo pago, no momento disponibilizo, diariamente e gratuitamente, no meu canal do Youtube (Leonardo Chucrute). Provavelmente, a vontade de desistir de prestar provas para concursos será grande devido a ansiedade, medo e insegurança que o Coronavírus está trazendo. Além disso, quando se começa a estudar conteúdos mais pesados e complexos de concursos, vendo a quantidade de vagas e relação candidato/vaga, bate a insegurança. São nessas horas que a automotivação é fundamental. Portanto, aproveite o tempo em casa e veja o edital, pois ele é o norteador para os candidatos. Também baixe o edital, estude-o e conheça-o a fundo. Não desanime e inicie o quanto antes a preparação. É essencial nesse momento continuar acreditando, porque o ser humano é feito de sonhos. Também é importante ter alguma atividade física, mesmo na própria residência. Manter ainda uma rotina, disciplina e ter pensamento positivo de que vai dar tudo certo. Até porque a economia vai ter que girar, todos precisam continuar funcionando e não podemos nos entregar de maneira nenhuma. Pense que apesar das adversidades desse momento, você está dando o seu máximo e que você vai conseguir. Elabore um planejamento de estudos, assista aulas online que irão te ajudar, tenha uma rotina de estudos e acredite no seu potencial. Tudo isso vai passar. Então, foque no concurso que deseja passar, dedique-se e assim você vai conquistar a tão sonhada vaga.

Mais matérias
desta edição