app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Solidão e depressão – frutos do Coronavírus

.

Por MILTON HÊNIO. médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 04/04/2020 - Matéria atualizada em 04/04/2020 às 06h00

Estudos bem recentes têm mostrado que o isolamento das pessoas em decorrência dessa pandemia, tem levado muita gente ao desespero, principalmente os idosos, pela sua fragilidade orgânica e afetiva. A vida de cada pessoa do mundo mudou completamente com essa verdadeira tempestade, causada por esse agressivo vírus, que tem levado ao pânico e a morte milhões de seres humanos.

Para impedir o seu contágio e sua evolução, o Ministério da Saúde recomenda em todos os países do mundo que as pessoas evitem aglomerações e não saiam de casa. Esse isolamento, essa quarentena é indispensável para que as pessoas não sejam contagiadas. Isso é imprescindível, uma necessidade que assim seja feita. Vivemos atualmente em um mundo super habitado, agitado e em constante transformação. E quem mais sofre com essa agitação causada por essa epidemia, por esse isolamento são os idosos com sua convivência atribulada, perturbada, em apartamentos às vezes pequenos e cheios de familiares. Essa situação de isolamento tem angustiado muita gente, não só no Brasil como no mundo inteiro. O desemprego em massa também rompe a paz e a tranquilidade do ser humano. O bem estar do corpo e o bem estar da mente estão super ligados. Assim sendo, o aposentado ou o idoso após os 60 anos gosta de caminhar, de conviver na praça com os amigos do passado, de frequentar a casa dos amigos para distrair sua mente. De repente, ele se vê imobilizado.

A disseminação do novo e infernal vírus tirou a sua paz. Ele está sentindo-se em plena solidão e muitos entram logo em depressão. E fica triste, sente-se isolado, chora às vezes e adoece. Na verdade, no momento atual, são muitas as pessoas até jovens, que estão aflitas, sentindo-se angustiadas, nervosas, com insônia, medrosas, inquietas, em decorrência da situação atual que nos encontramos. Vamos esperar que Deus nos ajude, livrando-nos em tempo desse maldito vírus que tem transformado a vida do ser humano no Planeta Terra. Pela sua natureza, o ser humano não tende à solidão, mas à comunhão. Isso em sua maioria. No fundo, nós temos a extrema necessidade de sentir-se alguém que precisa do outro. Com efeito, o sofrimento que provoca o sentido de solidão, de isolamento é terrível, pois transmite para quem recebe uma sensação de desespero e quebra o seu sistema imunológico.

Suas endorfinas (hormônio produzido quando você está feliz) estão sempre em baixa quando você está triste. Meu caro companheiro idoso, tenha certeza que essa tempestade vai passar e logo vamos caminhar vendo belas paisagens. Na vida tudo passa. É só seguir em frente ao ritmo da fé e da esperança. Fique aí no seu isolamento enquanto dura esse período, ouvindo uma boa música, fazendo uma boa leitura, caminhando se possível em torno de sua casa 30 min por dia, fazendo massagem nos pés, ouvindo o canto da passarada ao amanhecer e lembrando-se sempre das palavras animadoras do Cristo: “ Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Sejam sempre felizes.

Mais matérias
desta edição