loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 09/07/2025 | Ano | Nº 6006
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Educar filhos

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Educação dos filhos sempre foi um tema controverso e ainda hoje não há um consenso sobre isso. Muitos pais autoritários, defendem que ser rígido com a criança é a melhor forma, porque eles foram educados assim, bem como toda geração de seus pais. E os pais permissivos? Acham o método deles infalível, porque criança tem que ser livre, seguir regras só depois de adultos.

No ponto de vista da Psicologia, quando dois comportamentos estão em polos opostos, eles não são saudáveis, por causa da sua estrutura rígida, sem dar abertura para outras formas de pensamento. Existem muitos pais que transitam por esses polos, hora sendo autoritários, hora sendo permissivos, numa tentativa de educar e disciplinar os filhos do jeito que conseguem no momento. Esses pais nos procuram nas redes sociais ou consultórios, para dizerem que se sentem confusos e que toda ideia formada que tinham sobre a educação dos filhos, não está funcionando. Eles têm claro que querem filhos educados, felizes, com boa autoestima, e que saibam se relacionar, que tenham uma vida saudável. Vivenciamos em nosso trabalho, que a maioria está comprometida com a educação da criança.

Nós que trabalhamos com orientação aos pais, nos baseamos na Disciplina Positiva proposta pela Dra. Jane Nelsen, que é um modo de educar as crianças com firmeza e gentileza. Esta teoria é o caminho do meio entre os dois extremos de educar, buscando uma conexão com a criança, sendo empático, ouvindo o que ela pensa, buscando sua contribuição e participação para as tomadas de decisão, mas também estabelecendo regras e limites. Precisamos entender que as crianças podem e devem participar das decisões da casa, de acordo com sua idade e capacidade de compreensão. Sendo muito mais fácil ela seguir uma regra que lhe foi explicada a razão, do que ser obrigada a fazer algo que não entende o sentido. No fim, o resultado será o mesmo, o cumprimento de uma regra, mas você pode escolher ser de uma forma mais estressante ou não, estabelecendo ou não uma relação de colaboração do seu filho, que implicará se o dia a dia de vocês será leve ou não.

Para a educação da criança, é fundamental que ela se sinta acolhida emocionalmente e respeitada no que diz respeito à sua vida. Isso faz com que essa desenvolva autoconfiança, senso crítico, capacidade de se posicionar e de lidar com suas emoções. Assim a relação entre pais e filhos pode ser construída com amor, confiança e colaboração.

Relacionadas