app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Mexa-se, meu caro idoso

.

Por MILTON HÊNIO. médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 11/07/2020 - Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

Essa é a ordem que a medicina moderna determina aos que passam dos 50 anos. É preciso ativar seus músculos, sua circulação, suas articulações. A juventude nem se fala; vive constantemente se exercitando em academias, aos ritmos das danças, todos querendo manter a chama da jovialidade. E essa turma já possui o vigor da própria idade. Porém, o meu recado é para os cinqüentões em diante e que sofreram muito durante esse tempo de isolamento social. Se você se aposenta e fica parado o dia todo vendo televisão, sem nada fazer, mesmo fora de pandemia, tenha certeza que a doença surgirá em breve. Seu corpo precisa de movimento. Movimento é vida. Vida é movimento. Essa inatividade física e seus problemas já eram conhecidos das gerações antigas. Vejamos o que dizia o grande cientista Pasteur: “cultivai a inteligência de vossos alunos, mas cultivai, antes de tudo, o vosso físico, porque é ele que vai orientar o desenvolvimento intelectual”.

Vejamos também os conselhos dos nossos avós: “Junta parada enferruja”; “Quem não anda desanda”. O idoso deve rebelar-se e não submeter-se. Se você se sente bem, ande e não fique parado. A vida não é estática. Tudo o que vive se move. “Balance o corpo e remoce” - recomendava o Dr. Mário Filizola, grande médico e fisioterapeuta paulista. Dizia ele: “sacudir os músculos estimula a circulação, dilata as artérias e facilita a condução do sangue”. Hoje existem ginásticas de vários tipos. Sobram academias bem estruturadas em todo o país onde você recebe toda orientação possível. Mas, há um exercício que é de graça, e que, sendo o melhor, ainda é o único sem contra indicação. É caminhar a passos lentos ou apressados, de acordo com a sua situação. O que temos a fazer é passar a andar bastante. Vá em frente. Procure caminhar todos os dias 30 min. Esse isolamento recente e obrigatório para evitar a expansão do Coronavírus, tem causado consequências muito desagradáveis como ansiedade e hipertensão arterial. Andar a pé, nadar, passear de bicicleta ou a cavalo, em seu sítio, em sua fazenda, tudo é bom desde que você não se canse. A verdadeira saúde do ser humano é o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Portanto, meu caro leitor idoso, lembre-se que depois dos 60, 70 ou 80 anos a vida continua a sua disposição. Meu caro leitor, fique convencido que a capacidade de aquietar a mente e descontrair os seus músculos é um dos segredos da preservação da saúde e da mocidade. Vida, amigo, é movimento. Não importa que você já seja um idoso. Procure sempre movimento. Exerça alguma atividade. Faz bem ao organismo. Mexa-se bastante. Mas escute: compreenda realisticamente, e na justa proporção suas limitações. É parte essencial da sabedoria adulta. Adulto quer dizer dono do seu nariz. Portanto, já sabe o que quer fazer. Tenha cuidado. Nem covardia, nem imprudência. E viva sempre feliz o entardecer de sua vida, fazendo suas orações ao acordar e ao deitar. Faz bem ao seu espírito.

Mais matérias
desta edição