Opinião
Avós e netos – Convivência feliz
.
No calendário nacional, o dia 26 de julho é dedicado a grande figura dos avós. Durante esses 57 anos que exerço a Medicina, admiro cada vez mais o papel espetacular que os avós desempenham na vida dos netos. É uma mistura de carinho, dedicação, desprendimento e doação. A relação entre avós e netos representa talvez, um dos pontos de maior felicidade na vida de toda criança. E a afeição que une esse grupo é tão grande que não há necessidade de compêndios de psicologia, nem tratados explicando “como conviver com os netos”. A coisa funciona de um modo muito simples, muito natural, sem complicações nem preocupações. Talvez seja por essa razão que muito pouco tem sido escrito sobre o assunto. Não há traumas na convivência de ambos. Apenas, quando em vez, surge alguma mãe ciumenta achando que a sogra ou a própria mãe estão tentando conseguir “privilégios” perante às crianças. O fato é que a garotada sente o contentamento do vovô ou da vovó, em dar passeios com eles, contar histórias, comprar confeitos, enfim, prestigiá-los a todo momento.
Diz uma jovem mamãe: “Minha sogra mora comigo e está botando minha filhinha de 3 anos a perder. A garota só ouve a ela, só faz o que ela quer, não sei o que fazer”. Uma criança de 3 anos é sensível ao amor dos avós, e corresponde a esse amor plenamente. O fato de às vezes quando a avó reside na casa da nora, querer influir na criança, isso não prejudica absolutamente na educação do netinho, porque, na verdade, os filhos imitam os pais, e são os exemplos destes que irão influenciar suas vidas e não os dos avós. O fato de a criança dizer que gosta mais do vovô ou da vovó e preferir, às vezes, sair mais com eles reflete, apenas, uma retribuição por gestos de amor. Portanto, um lembrete às mães: deixem seu filhos amar a vontade os avós.
Esse amor não é competitivo com o seu, fiquem certas disso. O velho e o novo parecem fluir juntos, sem conflitos. Toda criança gosta da companhia dos avós. Companhia lembra companheiro, aquele que vai ao nosso lado pelos caminhos da vida. Como é magnífico para a criança essa idéia de amizade! Como é importante para uma criança ser cativada! A alegria dessa amizade deve portanto ser conservada e estimulada. Confesso, sinto pena de quem nunca teve um avô ou uma avó. “Avô é pai com açúcar” - diz o ditado. E é mesmo. Felizes as crianças que têm avós amigos, porque é tão boa a sua convivência, a sua companhia! Dos meus avós maternos, por exemplo, eu tenho profundas recordações de momentos felizes que com eles passei quando criança no Parque Gonçalves Lêdo.
Pois é. Ser avô não é brincadeira. Ser avó, nem se fala ... O avô ou avó são figuras maravilhosas, verdadeiros anjos da guarda dos netos, e que na concepção da criança são substitutos do papai e da mamãe. É muito importante para a imaginação infantil a figura do avô e da avó. Eu e minha querida esposa Myrza nos sentimos imensamente felizes de possuirmos um verdadeiro tesouro representado por 10 netos e 7 bisnetos, que encantam o nosso viver.
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos